Rotary equipa e apoia clínica infantil em São Paulo

Terapeuta ajuda crianças com jogos para melhorar leitura

Crianças fazem terapia para melhorar leitura

Perto da favela de Heliópolis, a maior de São Paulo, fica o sobrado que abriga o Programa Saúde e Alegria, um dos maiores projetos já implementados por um Rotary Club no Brasil, com apoio da Fundação Rotária. Por lá, passam cerca de 400 crianças por mês em consultas, terapias, exames e atendimentos odontológicos. Em 2015, quando o programa começou a operar, foram feitos 7.783 atendimentos. O programa cresceu bastante e, já no ano passado, foram 23.348 atendimentos.

O suporte do Rotary Club São Paulo-Ipiranga está em cada equipamento usado na clínica: cadeiras de rodas, aparelhos de pressão, cadeira de oftalmologia e otorrinolaringologia, balanças, computadores, cabine de audiometria, aparelho de espirometria, brinquedos, livros e muito mais. Tudo para viabilizar e humanizar o atendimento prestado às crianças da região, em sua maioria carentes, sendo cerca de 80% vindas de Heliópolis.

“O atendimento começa com a assistente social, depois passa para a pediatria clínica e, em seguida, para as demais especialidades [que a criança precise], explica Mônica Sessa, coordenadora de Projetos Sociais do Hospital Dom Alvarenga, ao qual a clínica pertence. O hospital é mantido pela Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré.

Foi a então diretora da associação que, em 2013, pediu ajuda ao Rotary Club São Paulo-Ipiranga para equipar a clínica. “O programa já existia dentro do hospital (Dom Alvarenga), mas não havia um espaço adequado para as crianças. A pediatria funcionava dentro do hospital geral”, conta Álvaro Sanches, vice-presidente do clube e responsável pelos projetos humanitários.

Pelo alto valor que precisava ser investido, US$ 139 mil, foi preciso buscar ajuda externa. E ela veio de 12 clubes do Rotary de Taiwan. Com a mobilização internacional, foi possível comprar todos os equipamentos necessários para que a clínica começasse a atender. Hoje, com tudo já funcionando, o Rotary do Ipiranga continua acompanhando e dando apoio ao programa. “Participamos de eventos para levantamentos de fundos e acompanhamos os relatórios de atendimento”, relata Antônio Rossi, presidente da Comissão da Fundação Rotária no clube do Ipiranga.

O programa tem parceria com o SUS e parte dos atendimentos é feito em crianças que são encaminhadas por Unidades Básicas de Saúde. A maior procura é por atendimentos de pneumologia e neuropediatria, mas a clínica conta ainda com pediatria geral, odontologia, alergologia, otorrinolaringologia, dermatologia, psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia. Ela realiza também todos os exames laboratoriais, audiometria, processamento auditivo central e de imagem, incluindo tomografia.

A clínica também é parceira de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ONGs que atendem a crianças vítimas de violência doméstica e outras que trabalham com nutrição infantil.

Com foco não apenas na saúde do corpo, mas também no bem-estar psicológico e educacional das crianças, a equipe do programa faz reuniões mensais para definir o encaminhamento de meninos e meninas que necessitam de terapia. “Tem funcionado muito bem, uma criança ajuda a outra. Temos tido ótimos resultados”, afirma Mônica, sobre as terapias coletivas.

O tempo de espera para uma consulta na clínica é de um mês e meio a dois meses.

Programa Saúde e Alegria

Rua Xavier de Almeida, 1196, Ipiranga

São Paulo

Este slideshow necessita de JavaScript.

3 respostas em “Rotary equipa e apoia clínica infantil em São Paulo

  1. Maravilha. Fantástico. É por esse motivo que cada vez mais temos que alavancar recursos em favor da Fundação Rotária ou diretamente ou meio da ABTRF, sempre lembrando que, para cada 1 USD de contribuição para o Fundo Mundial, podemor ter projetos de até 2 USD de tamanho.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s