Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário ajuda mulheres na Turquia

during-an-educationPor Mehmet Yildiz, presidente do Rotary Club de Bursa-Uludag, Turquia

Aksu é uma aldeia a 30 Km de Bursa, Turquia, estabelecida no século XIII. A comunidade é pequena, com 216 homens e 193 mulheres, e a maioria ganha seu sustento com o cultivo de frutas e legumes. Ao longo dos anos, muitas pessoas mudaram-se para a cidade a fim de procurar melhores empregos, mas mantiveram laços estreitos com o vilarejo. Depois de viver na cidade por alguns anos, uma das moradoras voltou e criou a ‘Associação de Solidariedade das Mulheres’, com o propósito de apoiar a educação das meninas por meio da venda de verduras e frutas. Várias mulheres estavam se reunindo para tentar atender às necessidades da comunidade, e seus objetivos eram semelhantes aos ideais do nosso clube, o Rotary Club de Bursa-Uludag. Isso nos inspirou a formar um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) e formalizar uma parceria para ajudar as mulheres do vilarejo.

Durante nossa primeira visita, explicamos um pouco sobre o Rotary e nossa missão – coisas desconhecidas no vilarejo e provavelmente o obstáculo mais delicado que tivemos que superar para a formação do NRDC. Em seguida, explicamos sobre o programa. Poder dar exemplos do nosso outro NRDC, estabelecido em 2002, ajudou a estabelecer o novo relacionamento. Um dia, levamos nossos cônjuges e filhos para tomar café da manhã com os moradores para que pudessem conhecer as pessoas por trás do Rotary Club de Bursa-Uludag. Este encontro ajudou a pavimentar o caminho para a criação do Núcleo Rotary de Aksu, com dez mulheres do vilarejo, em 2011.

breakfast-together-with-club-members

O então presidente e a Comissão de NRDCs do clube visitaram a comunidade para saber se poderiam ajudar a aumentar sua renda e diversificar suas atividades. As mulheres já estavam vendendo massa de tomate caseira em quantidades limitadas, mas descobrimos que poderiam facilmente produzir massa de tomate e pasta de frutas, em vez de apenas vender tomates e frutas no verão, se tivessem o equipamento apropriado. Assim, fornecemos a elas tal máquina e o treinamento necessário. Isso não só as ajudou a desenvolver seus negócios, como também a aumentar sua confiança em nós e na ideia de formar um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário com nosso clube.

As mulheres de Aksu também sonhavam em ter um pequeno local onde pudessem servir café da manhã nos fins de semana e vender seus produtos. Com o apoio de amigos que acreditam no Rotary, pudemos criar esse espaço, utilizado para vender produtos como pasta de frutas, geleias, massas, picles, frutas, legumes, ovos e massa de tomate, juntamente com mais de 30.000 pães caseiros por ano. O lugar também abriga seus eventos sociais, tais como noivados, aniversários, festas, jantares de toda a aldeia em dias religiosos e treinamentos.

breads-in-the-oven

No início, parecia que adquirir o equipamento e construir uma casa de café da manhã eram as duas maiores conquistas do NRDC, mas o tempo mostrou que isso foi só o começo. Os integrantes do Núcleo compraram outros itens necessários, como uma máquina de lavar louça e um forno, para expandir seus empreendimentos.

Para as mulheres que vivem em áreas rurais predominantemente masculinas da Turquia, ser capaz de construir um negócio próspero é uma realização notável e rara. Com o tempo, as mulheres da aldeia que participaram do NRDC ganharam apoio e respeito dos homens que, no início, foram contra o projeto.

Elas também contataram o prefeito de Bursa para converter uma histórica casa de banho turca em um museu e um salão abandonado em uma fábrica de pastas. Agora, a aldeia tem um museu e uma câmara municipal, como resultado da confiança e dedicação das mulheres.

museum-openning

Nosso clube continua em contato com os membros do NRDC de Aksu. Estamos sempre em busca de novos projetos e atividades para implementarmos juntos. As mulheres estão sempre participando de festivais organizados pelo nosso clube para vender seus produtos. Elas também são convidadas a participar de workshops distritais, muitas vezes para compartilhar suas experiências com outros NRDCs e Rotary Clubs do nosso distrito.

Quer conhecer um pouco mais sobre Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário? Clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s