Construindo paz positiva na Venezuela

Mauricio training

Mauricio Pernía-Reyes dando aula sobre paz positiva na Venezuela.

Não faz muito tempo que descobri um recurso muito bom no site do Rotary que fortaleceu o trabalho do meu clube em prol da comunidade e da paz. Quando ficou confirmado que eu presidiria o clube em 2019-20, quis saber mais sobre os recursos digitais da organização. Durante minhas pesquisas, conheci a Academia Rotary de Paz Positiva.

Nascida da parceria do Rotary com o Instituto para Economia e Paz, a Academia consiste de curso gratuito pela internet voltado à expansão do conhecimento e identificação de “meios concretos de realçar e potencializar as ações rotárias em paz e resolução de conflitos, e nas áreas de enfoque – tudo sob a perspectiva da paz positiva”.

O que é paz positiva?

Paz positiva é uma estrutura baseada em fatos empíricos chamados de pilares, que ajudam a identificar e compreender, por meio de dados estatísticos, as forças que contribuem ao advento de sociedades resilientes, prósperas e pacíficas. Como professor de direito, eu vi que isso poderia ser uma oportunidade para levar dados, procedimentos e informações ao povo, como também para líderes jovens e universitários, para a formação do alicerce da paz positiva na Venezuela.

Promoção da paz positiva

Eu fiz o curso da Academia Rotary de Paz Positiva e incentivei os associados do meu clube a fazerem também. Quando os novos diretores do meu clube assumiram mandato, decidimos realizar um treinamento presencial em paz positiva para os associados, que veio a ser o primeiro do gênero na Venezuela.

Os associados deram suas opiniões e mostraram entusiasmo pelo assunto. Summer Lewis, a coordenadora da parceria Rotary-Instituto para Economia e Paz, nos deu suporte, materiais, sugestões e ideias de como divulgar o tópico no distrito.

Rotary-Institute Economics Peace

Disseminação da mensagem

Nós aproveitamos para treinar o Rotaract Club de Metropolitano (Distrito 4380). A presidente nacional da Câmara Júnior Internacional, organização sem fins lucrativos que reúne jovens comprometidos em causar impacto, estava na nossa cidade e compareceu no treinamento.

A paz positiva fará parte do nosso plano estratégico pelos próximos três anos. Neste ano rotário, por exemplo, ficou decidido que todos os associados farão o curso da Academia para que sejamos um Clube 100% Paz Positiva. Além disso, vamos treinar os clubes da área metropolitana de San Cristóbal e pedir um Subsídio Global ao Rotary para promover o assunto na região. Para este fim, estamos planejando reproduzir os workshops que aconteceram no México e na Colômbia sobre o assunto.

Acho que uma boa maneira de ajudar os venezuelanos é dando suporte à implantação dos oito pilares da paz positiva.

Sobre o autor: Mauricio Rafael Pernía-Reyes é advogado, professor universitário e pesquisador em direito administrativo. Ele é associado do Rotary Club de San Cristóbal Metropolitano desde 2015.

O Rotary mantém parceria com o Instituto para Economia e Paz, um centro independente de pesquisa sobre paz e conflitos que trata as causas de disputas e cria condições favoráveis para a paz. Saiba mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s