Cinco maneiras de inovar o quadro associativo do seu clube

Por Murilo Abreu da Silva

“Ser parte de uma das maiores organizações de serviço comunitário do mundo é algo que causa orgulho, muito orgulho.” Por muitos anos este foi o grande mote de atração e permanência de associados do Rotary Internacional. O simples fato de ser convidado para participar de um clube, já era algo considerado único e suficientemente bom para não ser negado. Anos se passaram e as mudanças em todo mundo são notórias. A chegada da tecnologia, a transição de gerações, as necessidades das pessoas. Tudo mudou e continua mudando de forma exponencial. Será que o Rotary continua sendo uma organização respeitada que causa impacto em todo mundo?

Apr. 1-18

Naturalmente sim, porém, precisamos entender e assumir elementos fundamentais. Primeiro: são poucos que realmente conhecem quem somos e o que fazemos. Segundo: o número de organizações e causas sociais se multiplicou em todo planeta e a “concorrência” aumentou. Terceiro: não basta “apenas” sermos o Rotary, temos que ser verdadeiramente atrativos para associados potenciais e, especialmente, aqueles que já fazem parte da nossa organização. Quarto: temos que viver na essência o valor rotário da diversidade. Não há espaço para restrições e preconceitos em nossa organização.

O que fazer então? A resposta é inovar. Precisamos inovar nossas estratégias para atração e retenção de associados. O Rotary precisa se tornar objeto de desejo e as pessoas precisam ver nele algo realmente significativo em suas vidas.

20191206-Arthur-Brasil

A realidade virtual é uma maneira inovadora de mostrar como rotarianos estão transformando o mundo por meio da erradicação da pólio.

Seguem 5 dicas de como inovar o desenvolvimento de nossos quadros associativos:

1. Dia do Convidado – O objetivo é realizar uma reunião especial em que pessoas convidadas pelos associados do clube são “apresentadas ao Rotary ou Rotaract”. O associado em potencial é convidado por meio de uma carta criada especialmente para ele e, uma vez na reunião, ouve uma apresentação sobre a organização, faz conexões com outras pessoas e recebe materiais que abordam perguntas objetivas, como: o que é Rotary, o que fazemos (áreas de enfoque), por que fazer parte do Rotary, o que acontece no dia-a-Dia de um clube, etc.

20191217-Murilo-Brasil_croped

Murilo Abreu falando sobre o Rotary na reunião do Rotary Club de Indaiatuba Inspiração (D4621).

2. Reuniões dinâmicas e participativas – As reuniões seguem o protocolo rotário (saudação do pavilhão nacional, apresentação da mesa diretiva, pauta, etc.), mas incluem os seguintes elementos para torná-las mais dinâmicas, interativas e educativas:

  •  Assentos em formato de “U”: com mesa diretiva e utilização de recursos audiovisuais (slides).
  •  Autoapresentação: associados e convidados se apresentam e falam um pouco de si (cerca de 30 segundos cada).
  •  Momento Rotary: um dos associados é designado para apresentar algo educativo sobre Rotary em cerca de 5 minutos.
  •  Ações sociais: apresentação (no máximo 15 minutos) sobre projetos sociais e trabalhos com ONGs da cidade, seguida de debate sobre o tema e oportunidades de projetos na respectiva área.
  •  Reunião de projetos: os associados se reúnem de acordo com os projetos em andamento para debater e tomar decisões.
  •  Roda-Viva: um profissional ligado a causas relevantes é convidado para participar de uma sessão de perguntas e respostas, semelhante ao formato do programa Roda-Viva da TV Cultura.
20191227-Suzane-Brasil

A rotariana Suzane de Sousa Gomes falando sobre sua profissão e trajetória para jovens de escola pública.

3. Projetos envolventes e frequentes – Os projetos são o coração do Rotary e um grande fator de atração e retenção dos associados, portanto, é importante que todo associado esteja envolvido em pelo menos um projeto do clube. Para tanto, dividimos os associados em equipes e delegamos tarefas que envolvam a todos. Clubes que não fazem seus associados “colocarem a mão na massa” e sentirem de fato que estão transformando a comunidade tendem a perder companheiros para outras organizações que suprem essa necessidade.

20191227-Guilherme-Brasil

O rotariano Guilherme Barqueta plantando uma árvore em Indaiatuba

4. Bolsas – Sabemos que o fator financeiro é muitas vezes um fator que impede pessoas incríveis de se tornarem rotarianos e poderem somar esforços. Nesta linha, criamos um fundo interno para manter até dois bolsistas pagando apenas 50% da mensalidade por um período pré-estabelecido. Isto é acompanhado pelo clube e seguido de um plano para ajudar o novo rotariano a nem precisar mais deste benefício a curto prazo.

5. Pesquisa sobre o clima no clube – O objetivo é, através de um formulário anônimo, perguntar aos associados como está o clube, os projetos, as reuniões, o companheirismo, o conselho diretor, bem como solicitar sugestões de melhoria. Muitas vezes estamos muito condicionados a falar, mas ouvir é fundamental para um grupo de sucesso.

O Rotary é uma organização fantástica que transforma milhares de vidas todos os dias, incluindo a vida dos próprios rotarianos e suas famílias. Não existe um caminho simples, mas sim muitos caminhos para sermos ainda maiores. O nosso destino não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha!

Murilo Abreu da Silva é diretor de DQA do Rotary Club de Indaiatuba Inspiração (D4621) de 2019-20 e serviu como presidente da MDIO Rotaract Brasil em 2017-18

5 respostas em “Cinco maneiras de inovar o quadro associativo do seu clube

  1. Estou no Rotary faz exatamente 6 anos., e muitas vezes fico procurando alternativas para aumentar o quadro social, e fazer com que os Rotarianos se sintam mais valorizados dentro do clube. Esta palestra veio ao encontro de meus anseios. Era tudo que eu queria. Vou levar até meus companheiros para aproveitarmos as sugestões. Agradeço de coração ao companheiro
    Murilo Abreu da Silva.
    Meus parabéns companheiro!! Sou do RC de Uberlândia Cidade Jardim. Distrito 4770 Atualmente ocupo o cargo de tesoureira.

    Curtir

  2. Gostei muito da maneira que foi abordado o assunto pelo nosso companheiro é de suma importância o aumento de nosso quadro associativo … Foram de grande valia suas palavras !!!

    Curtir

  3. Excelente reflexão e várias ideias para serem aplicadas no dia a dia do clube. Tão importante quento o aumento do quadro associativo é a retenção.

    Curtir

  4. Um tema abordado pelo Companheiro Murilo de grande relevancia na minha concepção é quando ele menciona sobre a concorrencia nas açoes por varias Instituiçoes. De fato precisamos nos despertar, usar a nossa criatividade e está atento as novas mudanças que acontece em nossos dias atuais. Agradecido por essa grande contribuição.

    Curtir

Deixe um comentário