Por Terry Beard, Rotary Club de Portland
Você já deve ter ouvido falar que a maioria das pessoas prefere morrer do que fazer um discurso. Falar em público é o maior medo de muita gente.
Por 49 anos, eu também tive esse medo. Era tão intenso que eu começava a suar, saía da sala, arranjava desculpas ou pedia para outras pessoas se pronunciarem por mim. Eu fazia qualquer coisa para não ter que falar em público. Algumas experiências ruins na minha vida geraram essa fobia, mas eu estava determinado a superá-la. Quinze anos atrás, aos 50 anos, fui apresentado ao Toastmasters por um amigo, e sou membro desde então.
Como rotariano, tenho me comprometido com o lema Dar de Si Antes de Pensar em Si há mais de 20 anos. E hoje acredito que uma das melhores coisas que podemos fazer pelas pessoas é ajudá-las a encontrarem sua voz.
Há quatro anos, um grupo de rotarianos e eu fundamos um clube Toastmasters exatamente para isso. Queríamos criar um “porto seguro” onde as pessoas pudessem melhorar suas habilidades de oratória, num espírito de amizade e companheirismo. Como fundador, tive o privilégio de fazer o primeiro discurso, estabelecendo nossos valores como a base do clube.
Nosso Rotary Club tem mais de 250 integrantes e nosso clube Toastmasters tem cerca de 40. Embora a maioria dos membros do Toastmasters façam parte do nosso Rotary Club, também estamos abertos a não rotarianos. Aqueles que estão em ambos os clubes encontram valor adicional no Toastmasters.
No Toastmasters, aprendemos a nos sentir confortáveis diante do público e compartilhamos conhecimentos, experiências e valores. Isso não é apenas divertido para o público, mas reconfortante e gratificante para nós ao contarmos nossas histórias. Embora inicialmente possa ser difícil se abrir na frente dos colegas, a experiência nos ajuda a entendermos uns aos outros e a nos aproximarmos.
Ao vermos outras apresentações, também nos beneficiamos. Muitas vezes, nós nos identificamos com a forma como o orador se sente ou com as ideias que compartilha, o que gera empatia, confiança e senso de coletividade.
À medida que aprendemos e desenvolvemos diferentes técnicas de oratória, beneficiamos diversas áreas da nossa vida e ajudamos a restaurar uma arte que está ficando cada vez mais esquecida nessa era de comunicação virtual.
Como o Toastmasters pode beneficiar um Rotary Club:
- Gerando maior qualidade para as programações semanais, por meio de um grupo de pessoas aptas a fazerem boas apresentações. Muitas vezes, os clubes convidam alguém para dar palestra por causa de um determinado tópico, independentemente de suas habilidades como orador. Com o Toastmasters, você pode ter um meio integrado de treinar pessoas para fazerem apresentações com mais eficácia.
- Proporcionando um melhor treinamento para líderes. Um dos nossos associados ingressou no Toastmasters quando foi selecionado como presidente eleito do conselho consultivo de ex-participantes de programas. Ele sabia que teria que dar várias palestras e entrou no Toastmasters para praticar. Os membros do Toastmasters também aprendem habilidades relacionadas à condução de reuniões.
- Ensinando os membros a compartilharem sua história rotária com o público. Já desenvolvemos ótimos contadores de histórias e os rotarianos têm experiências incríveis para compartilhar.
- Apresentando o Rotary às pessoas e explicando por que elas também devem fazer parte. Muitas vezes, quando não rotarianos ingressam no nosso clube Toastmasters, eles inevitavelmente ouvem falar do Rotary e acabam se associando.
Criamos nosso clube Toastmasters para ajudar as pessoas a desenvolverem sua voz e habilidades de liderança. No entanto, conseguimos muito mais do que isso. Um grande benefício é conhecer os integrantes de forma mais aprofundada. As experiências que eles compartilham nas reuniões do Toastmasters constroem vínculos mais sólidos e duradouros. Há um senso de união e conexão que vai além de tudo o que podemos alcançar num simples almoço com nossos companheiros.
Fico emocionado em fazer parte desta grande comunidade! A junção de Rotary e Toastmasters permite que grandes sonhos se tornem realidade. Afinal, à medida que desenvolvemos nossas habilidades de comunicação e liderança, também nos tornamos mais bem preparados para enfrentar os problemas do mundo.
Atitude com excelência.
CurtirCurtir
Olá. Sou do Rotary Club de Belo Horizonte-Barro Preto. Conheci o Toastmasters por meio da parceria com o Rotary Internacional e já me associei. Estou na segunda reunião apenas, mas já vislumbro os seus benefícios. É um aprendizado constante de oratória, liderança e networking. Incentivei outro associado do meu Clube de Rotary que também começou a participar.
CurtirCurtir
Que bom!! Ficamos felizes com essa notícia e lhe desejamos muito sucesso!
CurtirCurtir