Como são as mulheres na liderança

Por Kathleen Rose, vice-presidente do Rotary Club de Gilroy, EUA

Participei em junho da Convenção do Rotary International em Hamburgo, na Alemanha, para ampliar meus conhecimentos sobre liderança enquanto me preparava para servir como presidente de clube no ano que vem. Fui convidada a apresentar um grupo de discussão intitulado “Habilidades de liderança feminina: fortalecendo nosso legado rotário”. Que experiência! Apesar de estudar liderança há muitos anos, escrever sobre o assunto com frequência e fazer palestras nacionalmente, foi uma emoção falar a um público internacional de líderes rotários e agentes de mudanças.

Hoje, mais do que nunca, devemos nos focar em liderança, discutindo e desenvolvendo as habilidades necessárias para um bom líder – especialmente para mulheres.Photo shoot for People of Action campaign, Brazil. November 2016. É hora de aprofundar nosso compromisso com os valores do Rotary por meio de serviços, inovação e estabelecimento de prioridades que reflitam as necessidades das nossas comunidades. Precisamos construir relacionamentos que fortaleçam o impacto do Rotary no mundo inteiro.

 

As mulheres na liderança

Geralmente, as mulheres em cargos de liderança compartilham as seguintes características:

  • Entendem a importância da conexão humana e fazem disso uma prioridade.
  • São curiosas e criativas, usando o questionamento para ampliar a compreensão.
  • Enxergam além do óbvio e fornecem soluções baseadas em sistemas que fomentem o engajamento.
  • Não têm medo de falar e agir com transparência, e estão dispostas a cuidar dos outros com sinceridade.
  • Compartilham histórias sobre seu crescimento pessoal, alinhando isso ao crescimento profissional com lições reais e significativas.
  • Agem de forma intencional e demonstram inteligência emocional, raramente se desculpando por mostrar força e emoção na tomada de decisões importantes.

Oct. 25-2019-3

Há muitos exemplos deste tipo de liderança no mundo rotário. Um dos meus favoritos é Stephanie Woollard, fundadora e CEO da Seven Women. Em 2006, Stephanie se encontrou com sete mulheres deficientes que trabalhavam em um galpão feito de latão em Kathmandu. Usando os últimos US$200 que tinha consigo, ela pagou um instrutor para ensiná-las a produzir produtos para venda local e internacional. Sua liderança foi reconhecida pelo Rotary em 2016, quando foi selecionada para receber uma Bolsa Rotary pela Paz. Stephanie reconheceu uma necessidade e, com base nisso, entrou em ação, desenvolvendo uma solução sustentável que ganhou força ao longo do tempo.

Passos para a mulher se tornar uma agente de mudanças

  • Primeiro, identifique seus valores e determine o que sabe e acredita com relação à mudança.
  • Em seguida, acredite em si mesma e saiba que pode motivar as pessoas ao seu redor com sua voz, sua paixão por projetos comunitários e sua autoconfiança como rotariana.
  • Finalmente, encontre um mentor e crie um grupo de apoio com pessoas que apoiam sua jornada de liderança. Coloque-se em ambientes onde a mudança esteja ocorrendo e participe da visão e do diálogo sobre o seu impacto. Em outras palavras: aprenda e depois assuma riscos!

Oct. 25-2019

A boa liderança vem da prática. Tenho estudado liderança por muitos anos e continuo entusiasmada com tudo que tenho aprendido durante meu desenvolvimento como líder. Ao me preparar para a função de presidente de clube, refletirei sobre o Objetivo do Rotary e continuarei desenvolvendo meus padrões éticos, enriquecendo minha vida pessoal, profissional e comunitária, e promovendo a boa vontade e a paz no mundo. Mas farei isso através da lente de minha jornada pessoal de liderança, aplicando a paixão que tenho pela mudança e as maneiras pelas quais sei que meu clube pode alcançá-la. Estou ansiosa para continuar crescendo como líder!

Saiba mais sobre como se envolver no Rotary em rotary.org/pt/get-involved

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s