Transformando vidas por meio dos Serviços Internacionais

water tap

Por Brian Carman, ex-presidente do Rotary Club de Vero Beach Sunrise, Estados Unidos

Este projeto começou como a maioria dos projetos do Rotary. Fui convidado a participar de uma iniciativa do Rotary Club de Vero Beach Sunrise e visitar a República Dominicana para aprender sobre o trabalho local para aumentar o acesso à água potável. Três ex-presidentes estavam liderando o projeto com base no trabalho prévio de Rotary Clubs de Michigan. Como presidente eleito, eu queria saber mais.

O objetivo era avaliar as necessidades da comunidade e, se fosse viável implementar e manter o projeto, financiar o máximo possível do trabalho. Isso incluiu filtros bioareia e a criação de aquedutos para vilarejos extremamente carentes.

Também analisamos a alfabetização nessas áreas. Encontramos outras pessoas que já haviam iniciado alguns projetos educacionais inovadores e nos unimos a elas. Muitos Rotary Clubs estavam envolvidos e pudemos nos juntar a eles por meio da equiparação mútua de fundos. Isso nos permitiu formar uma parceria sólida e ajudar quando e onde fosse necessário.

children

Viagens subsequentes envolveram a orientação de mulheres jovens em busca de educação superior, por meio de um programa chamado Novos Horizontes. Em seguida, o líder da nossa equipe, o Dr. Rick Root, começou a levar dentistas às aldeias para atenderem os moradores. Isso renderia assunto para outro post inteiro! É um trabalho realmente fantástico!

Um bônus extra foi o trabalho da nossa comissão. Por meio dela, aprendemos a trabalhar juntos, apesar das nossas diferenças. Ao longo do processo, prevaleceram o respeito mútuo e a busca por melhores resultados. Aprendemos e colocamos em prática nossas habilidades de liderança! Para mim, um rotariano de mais de 20 anos, isso não tem preço!

Em cada viagem (eu fiz seis em seis anos), revisitamos nossos projetos para ver como estavam indo. Tínhamos investido nessas comunidades e queríamos ter certeza de que nosso investimento continuava viável e sustentável. Pisos de concreto onde havia pisos de terra, água nas torneiras antes secas, água limpa para cozinhar e tomar banho.

work

Ver que o nosso investimento valeu a pena, com pessoas mais saudáveis, comunidades melhores e tantos sorrisos é impagável. Sem notar, eu me envolvi na vida das pessoas desses vilarejos. Eu sabia seus nomes, conhecia suas famílias e fazia refeições nas suas casas. Não sei o quanto eu, ou nós, mudamos a vida delas. Mas sei, com toda certeza, que este projeto transformou a MINHA vida!

E você, já participou de algum projeto que mudou a sua vida? Queremos saber! Deixe seu relato abaixo.

Deixe um comentário