O que significa “Juntos” na nossa Declaração de Visão?

Juntos nós transformamos

A palavra que define grande parte do mundo de hoje é divisão. Estamos divididos por raça, religião, gênero, posicionamento político, idade, sexualidade e por aí vai. As divisões extrapolaram a realidade, tornando-se fonte de discórdia entre muitos. Voluntária ou involuntariamente nos separamos em pequenas tribos e nos isolamos, exacerbando ainda mais a alienação quanto a outras realidades e necessidades do próximo.

Então vem a pergunta: o que significa “Juntos” na nossa Declaração de Visão? Será que significa que devemos ignorar nossas diferenças, a ponto de fingir que elas não existem? Será que é um faz de conta de que não há divisões entre nós? Acho que não.

O significado de “Juntos” é que quando fazemos parte do Rotary deixamos de lado as diferenças, que sabemos que existem, para focarmos nas várias maneiras de conquistarmos o bem comum por meio das pontes de colaboração que formamos. Somos cientes quanto à existência das diferenças e não só as aceitamos, como também as celebramos, pois há algo incrivelmente belo e potente na nossa diversidade. “Juntos” não significa que sempre concordamos, já que é saudável abordar as diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto.

Declaracao Visao

A força da união embutida na palavra “Juntos” diz que estamos dispostos a deixar de lado nossas diferenças e os limites que insistem em nos dividir. Diz que não importa qual é a nossa origem, o nível de educação que alcançamos nem o grau de experiência que temos. Quando nos unimos no Rotary não apenas Damos de Si Antes de Pensar em Si; colocamos o Rotary em primeiro lugar, e o eu em segundo.

Ao abraçarmos e incorporarmos a essência da palavra “Juntos”, somos capazes de alcançar os objetivos, bem servir nossas comunidades e mudar o mundo. Devemos fazer juntos aquilo que não podemos fazer sozinhos, pois juntos trabalhamos melhor e conectamos o mundo.

Veja mais detalhes sobre Declaração de Visão e Plano de Ação do Rotary.

Baseado no texto original de Paddy Rooney, governador do Distrito 7390, EUA

Uma resposta em “O que significa “Juntos” na nossa Declaração de Visão?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s