Feira de Projetos da Colômbia viabiliza parcerias internacionais

DSC_1241Por Steven Kirby, associado do Rotary Club de Hercules, Califórnia, EUA

Para aumentar o envolvimento dos rotarianos em projetos no exterior, o presidente da Comissão de Serviços Internacionais do meu Distrito (D-5160) deu aos clubes a oportunidade de comparecerem a uma feira de projetos. Na nossa região, os Rotary Clubs podem solicitar subsídios de US$2.000,00 para associados selecionados participarem de uma feira nas Américas ou US$2.500,00 em outra região. Os fundos podem ser usados para cobrir inscrição, transporte, hospedagem e alimentação. Seis clubes receberam subsídios para custear a participação de associados em feiras de projetos na Costa Rica, na Colômbia e no Quênia.

Eu participei da Feira de Projetos da Colômbia, em Bucaramanga, e conheci quatro clubes muito hospitaleiros e dedicados ao Rotary e a seus projetos. Todos expressaram interesse e vontade de se comunicar com outros Rotary Clubs e trabalhar em prol de relacionamentos que promovam a cooperação em projetos.

Cheguei alguns dias antes e fiquei alguns dias depois da feira para participar de reuniões e visitar projetos. Tive a sorte de comparecer a reuniões de quatro dos sete clubes locais e visitar três projetos.

O primeiro foi uma escola primária que tinha água contaminada. Os alunos começaram a adoecer depois que o governo implantou um programa de alimentação escolar e, através de uma análise, o clube local determinou que isso estava sendo causado pela água. Eles coordenaram um projeto para filtrar a água e apoiar a escola. Com isso, houve um aumento na frequência dos alunos e o governo decidiu reconstruir a escola. Eu comecei um programa de troca de cartas com uma sala de aula, e nossos professores, a Associação de Pais e Mestres e o Rotary Club local planejam arrecadar fundos para fornecer materiais com base na lista de necessidades.

DSC_1272

O segundo projeto que visitei foi próximo a um centro de processamento de alimentos onde, infelizmente, os pais estavam levando seus filhos consigo para o trabalho. Como essa situação era altamente inaceitável, o Rotary Club local trabalhou com o governo para construir uma escola na vizinhança e ajudou a fornecer uma pequena área para atividades. O clube agora planeja transformá-la em um minicampo para futebol e outros esportes e fim de incentivar o envolvimento da comunidade com a escola.

O terceiro projeto que visitei situava-se numa zona empobrecida da região, onde vivem muitas mães solteiras com crianças em idade pré-escolar. Como não havia instalações propícias para crianças de 1 a 4 anos, o Rotary Club trabalhou com o governo e a comunidade na criação de uma pré-escola. Atualmente, eles estão se preparando para construir uma cerca ao redor do campo e da escola.

IMG_3869

Como tive a sorte de visitar esses projetos pessoalmente, eles servem de base para incentivar outros Rotary Clubs a se envolverem em projetos internacionais. Nossa área tem oito Rotary Clubs e Bucaramanga, na Colômbia, tem sete. Minha meta é incentivar todos os clubes da minha região a se comunicarem com os Rotary Clubs de Bucaramanga. Depois que voltei da feira, passei os meses seguintes fazendo palestras em clubes na área de San Francisco East Bay.

Ao falar com outro Rotary Club local, descobri que pode haver a oportunidade de apoiar um projeto odontológico através de um clube de Bucaramanga. Em conversas com outro clube, descobri que poderíamos começar a participar de intercâmbios recíprocos. E também começamos a explorar a possibilidade de nossos oito clubes coordenarem um projeto maior, arrecadar fundos e solicitar um Subsídio Global. Há muitas possibilidades…

As feiras de projetos são uma ótima maneira de se envolver em Serviços Internacionais. Esses eventos regionais conectam clubes que estão buscando projetos no exterior com aqueles que estão interessados em colaborar com parceiros globais. Confira as próximas feiras.

Considere participar de uma feira de projetos para encontrar projetos internacionais para seu clube e clubes vizinhos. Os distritos podem usar parte de seus fundos para cobrir despesas de viagem a uma feira de projetos. Contate diretamente os organizadores das futuras feiras para se inscrever.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s