Rotary EcoClub: diversidade, variedade e foco no meio ambiente

ecoclub

Steve Solbrack – presidente da Comissão de Desenvolvimento de Novos Clubes do Distrito 5950 e associado Rotary EcoClub de Twin Cities, EUA

Fundamos nosso Rotary Club em fevereiro de 2019, com 25 associados e foco no meio ambiente. O EcoClub segue um formato diferente, criado para atrair um segmento da população que atualmente não é atendido pelos Rotary Clubs tradicionais. Começamos com a seguinte composição: 48% de mulheres, 44% com menos de 40 anos e uma faixa etária média de 42 anos. Na América do Norte, esses dados demográficos são inéditos em qualquer tipo de organização de serviços.

A associação ao EcoClub é uma oportunidade de construir novos relacionamentos, desenvolver habilidades de liderança e fazer parte do mundo rotário, mas sempre com foco na sustentabilidade ambiental. Os associados fundadores estão criando sua própria cultura e estabelecendo normas que atendem aos interesses de todos os integrantes. O clube envolve os rotarianos em atividades de voluntariado, companheirismo e networking. Nós nos reunimos duas noites por mês e, como refeições e bebidas são opcionais, o custo é muito mais baixo do que o de um clube tradicional.

Como presidente da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo do Distrito 5950 por três anos, até junho passado, sei da importância de criar clubes com formatos diferentes para atrair mais mulheres e pessoas com menos de 40 anos. A formação do nosso clube começou em abril de 2018, com uma reunião informativa realizada no escritório de Conservação Natural em Mineápolis. Mais de 50 pessoas compareceram, inclusive 15 rotarianos que foram nos dar apoio, e nove participantes acabaram ingressando no nosso clube. Dentre os 35 associados em potencial presentes, 25 tinham menos de 40 anos. Mesmo com esse início entusiasmante, foram necessários mais 10 meses para aumentarmos o quadro associativo e fundarmos oficialmente o clube.

As mídias sociais foram uma ferramenta importante para o crescimento e sucesso do clube. Jordann Hartzheim e Austin Campbell, que têm menos de 30 anos, criaram e gerenciaram a página do Facebook e um grupo no Meetup. A página do Facebook tem mais de 170 seguidores e o grupo no Meetup possui mais de 170 membros. Pelo menos nove dos associados fundadores chegaram a nós por meio das redes sociais e 14 tinham conexões prévias com o Rotary.

FB

Além do trabalho de divulgação e recrutamento, a construção de relacionamentos tem sido essencial para o nosso sucesso. Fiz mais de 15 reuniões individuais com associados em potencial durante a formação do clube. Essas conversas foram importantes para recrutar rotarianos, identificar líderes para o clube e entender o que os novos associados esperavam da sua experiência no Rotary. Muitos me disseram que estavam entusiasmados com as oportunidades de desenvolvimento da liderança e muito interessados em trocar experiências e criar laços com os rotarianos que tinham mais de 40 anos. Estes, por sua vez, estavam entusiasmados com a oportunidade de serem mentores dos mais jovens. A equipe de liderança, composta pelos seis associados fundadores, foi eleita em setembro e inclui cinco mulheres e cinco pessoas com menos de 40 anos.

O clube sempre teve atividades sociais e recreativas divertidas e projetos significativos, como plantio de árvores ao longo do Rio Mississippi, caminhada na neve, reunião no terraço de um prédio e muito mais. É realmente um grupo divertido e enérgico, do qual eu gosto muito. Gosto tanto que, mesmo depois de 27 anos em um Rotary Club tradicional, passei a fazer parte do EcoClub.

Saiba mais sobre o nosso EcoClub no Facebook e veja mais informações para aumentar a flexibilidade do seu Rotary Club.

O que o seu clube faz para ser mais flexível e inovador? Deixe sua resposta nos comentários.

Uma resposta em “Rotary EcoClub: diversidade, variedade e foco no meio ambiente

  1. Poderiamos trocar correspondencias, a respeito de experiências, para tornar nossos clubes mais inovadores, com novos projetos as reuniões mais interessantes.
    José Antonio G. de Oliveira R.C. DE LOANDA – DISTRITO 4630

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s