O RYLA ajuda a derrubar barreiras emocionais

Jul. 12-19

Mike Norkin, diretor de acampamento do RYLA do Distrito 5330.

Por Mike Norkin, diretor de acampamento do programa RYLA do Distrito 5330 (EUA)

Aos 24 anos, fui convidado para minha primeira reunião de Rotary Club. Fiquei admirado ao ouvir estudantes e associados contarem sobre suas experiências no RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil), programa de que haviam participado no final de semana anterior. Jamais esquecerei do que senti ao ouvir como a vida daquelas pessoas estava mudando. Naquele momento, entendi que, se eu pudesse participar daquele programa, seria rotariano pelo resto da minha vida.

Em abril de 2005, um ano depois, finalmente tive a chance de participar do RYLA. No meu distrito, dizem que “uma vez que você participa do RYLA, você nunca mais sai”. Este ditado deve ser verdade, pois, três anos mais tarde, fui convidado para servir como diretor de acampamento do RYLA, posição que mantenho até hoje.

O programa no meu distrito cresceu muito desde que me tornei diretor, em 2008. Naquela época, cerca de 375 pessoas participavam do programa em um final de semana, um número incrível. Este ano, 598 jovens do ensino médio participaram do acampamento.

Além disso, o programa ganhou vida própria no meu distrito. Hoje, em vez de se concentrar principalmente em liderança, o RYLA se tornou um acampamento voltado a habilidades para a vida. Não temos medo das emoções. Junto com nossos participantes, discutimos assuntos sensíveis, fornecendo assistência emocional e cercando os jovens com o amor e carinho de que precisam.

Tópicos diários

Há um tópico específico para cada dia, começando com a sexta-feira, que é dedicada a “derrubar as barreiras emocionais”. Neste dia, planejamos várias atividades interativas e terminamos com uma “caminhada cultural” extremamente energética e emocional, que se torna o ponto alto do fim de semana. Depois deste exercício, podemos continuar o programa, sabendo que que todas as barreiras foram derrubadas e que estamos todos na mesma sintonia, sem julgamentos e sem noções preconcebidas.

Depois de algumas surpresas no sábado pela manhã, o resto do dia é cheio de atividades ao ar livre e diversão, culminando com uma festa/baile ao ar livre. No domingo, os jovens participam de um projeto comunitário, preparando kits com refeições de emergência e aprendendo a fazer reanimação cardiopulmonar. Quando menos percebem, chegamos ao final do acampamento e ninguém consegue conter as lágrimas na hora de ir embora.

Em apenas 48 horas, a vida dos jovens participantes é virada do avesso – eles dão risada, choram e sentem todas as emoções possíveis. Ao longo desta experiência, eles aprendem mais sobre si mesmos do que poderiam ter imaginado. Os laços de amizade que criam com seus colegas duram por toda a vida.

July 12-19-3

“O RYLA se tornou um acampamento voltado a habilidades para a vida.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s