Dilema ético: O que você faria?

rotaract_blog.jpg

Foto: @talhaghick

Equipe de Comunicação Global do Rotary International

Por meio dos Serviços Profissionais, o rotariano personifica e exemplifica altos padrões éticos na sua vida pessoal, comunitária e profissional. Quando você se deparar com um dilema ético, leia a Prova Quádrupla para chegar à melhor solução.

Você será o próximo presidente da Comissão de Serviços à Comunidade do seu clube e servirá nesta função pela primeira vez. Um Rotaract Club, que não é patrocinado pelo seu clube, o convida para se juntar a ele na limpeza do rio que passa pela sua cidade. Você fica animado com a oportunidade de trabalhar com estes jovens e apresenta a proposta do Rotaract ao seu clube. Os associados, que servem de mentores na escola local, dizem não ter tempo para se comprometer com um novo projeto por acreditarem que já estão engajados com os jovens por meio do seu programa para o desenvolvimento dos alunos. Por isso, eles não veem nenhuma vantagem em trabalhar com este Rotaract Club na limpeza do rio. Você acha que a colaboração com estes rotaractianos poderia ser o começo de uma longa e frutífera parceria, e defende que o clube deveria aceitar o convite.

O que você faria? Deixe sua resposta no espaço abaixo.

 

4 respostas em “Dilema ético: O que você faria?

  1. Nesta situação ficou imposta e limitada a condição: “Você acha que a colaboração com estes rotaractianos poderia ser o começo de uma longa e frutífera parceria, e defende que o clube deveria aceitar o convite.” sem considerar as variáveis de toda a situação, mas creio que não é ideal e nem um pouco saudável engessar processos e criar tantos obstáculos para se fazer o que deve ser feito. Diante da situação é importante avaliar as demandas pessoais e profissionais e também as demandas do clube e assim se possível apoiar tais ações de maneira individual buscando auxílio dos companheiros que também podem assumir o compromisso de ajudar em potenciais parcerias entre clubes e gerações.

    Curtir

  2. Crie uma campanha DENTRO DO COLEGIO para angariar voluntarios enbtre os alunos.
    Alem de termos mais gente – mais disposta – pra fazer o trabalho, ainda podemos embrionar um novo cube de Rotaract – ou prover mais socios para o clube atual – com a iniciativa!

    Curtir

  3. Sem o apoio do clube, fecharia com alguns companheiros representando o clube, os da comissão de serviços à comunidade, agitaria um patricinador para bancar o apelo visual e convocaria as pessoas da comunidade local próximo ao local a executar a atividade e com o Rotaract.

    Curtir

  4. O raciocínio segundo o qual “o meu clube não quer, mas eu posso participar individualmente” parece o mais acertado, mesmo porque ninguém pode tolher a liberdade de ninguém. Mas esse não é o melhor caminho. Ao contrário: É profundamente desagregador. Já vivenciei como presidente de clube e como governador de distrito experiências semelhantes em épocas e em clubes diferentes e digo uma coisa: o caminho não é esse, principalmente se você será o próximo presidente da Comissão de Serviços à Comunidade. Participando de maneira individual, você está dissentindo do grupo que irá liderar. Pode não parecer, mas você o está afrontando. É esse o primeiro passo para pulverizar o grupo. O IDEAL, ENTÃO, É RESPONDER AO CONVITE DIZENDO QUE NO MOMENTO O SEU CLUBE ESTÁ TRABALHANDO EM OUTRO PROJETO, QUE EXIGE MUITO DE CADA ASSOCIADO DO SEU CLUBE, E QUE DECLINA DO CONVITE, MAS NÃO DESCARTA A POSSIBILIDADE DE NO FUTURO, APÓS CONCLUIDO O SEU PROJETO, SE HOUVER CONSENDO DO CLUBE, PARTICIPAR DO PROJETO DE LIMPEZA DO RIO, QUE SEM DÚVIDA É UM GRANDE PROJETO.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s