“Algo maior que eu mesmo”

Por Eduardo Rodrigues da Costa, Bolsista Rotary pela Paz de 2010-12; bolsista financiado por Subsídio Global na Universidade de Manitoba, no Canadá.

Fui o primeiro Bolsista Rotary pela Paz proveniente da Amazônia brasileira. A floresta amazônica tem uma série de conflitos relacionados ao desenvolvimento, desmatamento e povos indígenas. Eu estava interessado em como promover a paz e o desenvolvimento sustentável.

Aprendi muito no Centro Rotary pela Paz da Duke University e da University of North Carolina em Chapel Hill.

Quando voltei à minha cidade natal, Belém, assumi o cargo de consultor especial do governador do Pará e pude aplicar imediatamente todas as coisas que aprendi no Centro Rotary. O governador me mandou para uma parte remota do estado que estava passando por conflitos com uma mineradora. Fiz uma avaliação para entender a natureza do conflito e as necessidades da comunidade.

Como resultado do meu relatório, o governo fez melhorias nas escolas e sistemas de saneamento, e passou a dialogar mais com a mineradora. Estou agora fazendo doutorado no Canadá, onde muitos dos desafios que os indígenas enfrentam são semelhantes aos dos povos da Amazônia.

O Simpósio Pró-paz em Hamburgo é o segundo do qual participo, considerando que já fui a três Convenções do Rotary. O simpósio é uma excelente oportunidade para bolsistas atuais e ex-participantes de programas rotários se reunirem para discutir o que estão fazendo agora e como podem se ajudar mutuamente.

Estes eventos internacionais me enchem de energia, ao ver que faço parte de algo maior que eu mesmo. Nestas ocasiões conhecemos pessoas que acreditam que a paz é possível.

2 respostas em ““Algo maior que eu mesmo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s