Uma experiência inesquecível na Índia: vacinação contra a pólio

Por Ansely Rosa Vicente Ginciene, governadora indicada do Distrito 4590

Tudo começou quando Marco Ginciene, governador de 2013-14, convidou um rotariano do Distrito 4610 para falar na Conferência Distrital sobre sua experiência em uma campanha de vacinação na Índia. Na Convenção do Rotary International em Portugal, visitamos a Casa da Amizade onde fizemos contato com uma empresa de rotarianos que programava viagens para a Índia. Parte do programa incluía a participação em um Dia Nacional de Vacinação na região de Agra, além de outros encontros rotários.

Em fevereiro de 2016, fomos para a Índia. Nosso grupo era formado por quatro rotarianos do Canadá, dois rotarianos dos EUA, oito rotarianos da Austrália e eu e o Marco como os representantes brasileiros. Quando chegamos na Índia, fomos logo recebidos por pessoas que nos deram a atenção necessária desde o aeroporto, como é comum entre rotarianos. Mas, nossa maior ansiedade era saber como seria chegar na cidade onde participaríamos da tão esperada vacinação das crianças da Índia.

blog 19-4-19-3

No sábado, 20 de fevereiro de 2016, fomos conhecer um projeto do Rotary Club de Agra Tajmahal (Distrito 3110): a escola Vishwa Bharti que o clube construiu e mantém. Cerca de 200 alunos passam o dia na escola, não apenas estudando, mas também participando de atividades extracurriculares que evitam que fiquem nas ruas. A primeira emoção começou ali, quando fomos recebidos com um colar indiano de boas-vindas, danças especialmente preparadas para nós e muito carinho.

blog 19-4-19-5

Após o contato com a escola, fomos nos preparar para o Dia nacional de Vacinação, que seria no dia seguinte. Aprendemos a ministrar a vacina, tiramos a foto oficial do programa e saímos pelas ruas distribuindo folhetos sobre a campanha de vacinação. O caminho e a comunicação eram muito difíceis, pois muitos só falavam o hindi, mas um guia indiano ajudava com a tradução quando necessário.

blog 19-4-19-7

Depois de um dia intenso de trabalho, descansamos para o grande dia seguinte. No domingo, dia 21 de fevereiro, nós nos dividimos em grupos de quatro para trabalhar nas escolas da região, onde seria feita a vacinação. No começo, as pessoas estavam um pouco desconfiadas, mas logo aderiram e foram chamando os vizinhos. Vinham crianças de todas as idades, até recém-nascidos. Depois da vacinação, o dedo mindinho de cada criança era marcado com tinta roxa e seu nome anotado em um papel para confirmar que havia recebido as duas gotas da vacina.

Brincamos com as crianças, ensinando canções de rodas brasileiras. Após todos os esforços de divulgação e vacinação, estávamos cansados, mas felizes com o dever cumprido. Depois de tanto tempo apoiando a Elimine a Pólio Agora, campanha do Rotary para erradicar a pólio em todo o mundo, vimos de perto o resultado do nosso trabalho na Índia, onde o último caso da doença foi detectado em 13 de janeiro de 2011.

blog 19-4-19-10

Visitamos também muitos projetos do Rotary, como a construção de banheiros para meninas em uma escola e um hospital de recuperação para pacientes da pólio, e participamos de reuniões no Rotary Club de Agra Tajmaral e no Rotary Club de Agra North. Fomos sempre muito bem recebidos, com muita amizade e intercâmbio rotário que perdura até hoje.

blog 19-4-19-6

Esta experiência fez com que entendêssemos a internacionalidade da nossa organização, onde rotarianos de muitas partes do mundo entram em ação para fazer a diferença em suas comunidades. Nós somos felizes por participar e servir por meio do Rotary.

Gostaria de colaborar? Fale conosco para possível publicação do seu artigo neste blog.

 

4 respostas em “Uma experiência inesquecível na Índia: vacinação contra a pólio

Deixe um comentário