Uma experiência que mudou minha visão do mundo

Por Maria Augusta Vieira Gonçalves, intercambista pelo Rotary

Meu nome é Maria Augusta Vieira Gonçalves, sou brasileira e tenho 17 anos. No ano de 2017-18, fui para a Finlândia como participante do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary, onde vivi momentos incríveis e únicos que mudaram minha visão do mundo!

maria 0

Maria Augusta Vieira Gonçalves (Distrito 4410) passou um ano na Finlândia (Distrito 1430) como participante do Intercâmbio de Jovens do Rotary.

A Finlândia é um país nórdico situado na região da Fino-Escandinávia, no norte da Europa. Com uma população de 5.524.574, trata-se de um país relativamente pequeno comparado ao Brasil, que possui 208.494.900 habitantes.

Residi em uma cidade chamada Pieksämäki, que fica na Savônia do Sul, aproximadamente três horas e meia de carro da capital, Helsinki. A cidade é considerada pequena no território finlandês, com a população estimada em 18.832 habitantes e a língua oficial predominante é o finlandês. Em Pieksämäki, fiz laços de amizade incríveis com as pessoas da minha escola, gostei muito das minhas famílias anfitriãs e do meu Rotary Club.

maria 3

Uma das famílias anfitriãs com que Maria Augusta ficou durante o intercâmbio.

Fora os laços de amizade criados dentro do ambiente escolar, também fiz amizades com os outros intercambistas do Rotary e, com base nisso, posso afirmar que, até hoje, foi o melhor ano da minha vida!

maria 1

Conferência Distrital (D1430)

A experiência de vida que tive durante o ano que passei na Finlândia foi sensacional e acho que todos que tiverem a oportunidade, devem participar do programa Intercâmbio de Jovens do Rotary. Conheci novas culturas, pessoas e lugares, o que expandiu minha visão do mundo. Fiz viagens incríveis, visitando 13 países e mais de 37 cidades, aprendi inglês e finlandês e conheci pessoas que, sem dúvida alguma, farão parte da minha vida para sempre!

maria 2

Foto com amigos durante a viagem à Lapônia.

Hoje, percebo a importância da realização de um Intercâmbio de Jovens. Sempre que alguém vem conversar comigo sobre isso, enalteço muito este programa do Rotary e incentivo vários amigos e amigas a passarem por essa incrível experiência!

 

3 respostas em “Uma experiência que mudou minha visão do mundo

  1. Muito bacana a sua experiência de vida na Finlandia, será extremamente útil em toda sua vida, Fiz intercambio do Rotary há 50 anos nos EUA e até hoje tenho contato com as minhas familias anfitriãs. Votos de continuo sucesso, Maria Augusta!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s