Por Roberto Torquato, da equipe de comunicação do Rotary International
Neste 1° de fevereiro, o Dia do Publicitário, é oportuno ressaltar a responsabilidade que temos de divulgar o Rotary de forma positiva, para que mais pessoas saibam quem somos e o que fazemos. Contudo, por muitos anos, os rotarianos evitavam divulgar suas ações. Eles preferiam fazer o bem sem causar alarde, melhorando a vida de pessoas e de comunidades inteiras sem se preocupar em receber o devido reconhecimento por isso. Apesar desta abnegação ser um ato nobre, o anonimato provocado por ela não propagava o benefício oferecido pela organização e deixava de abranger o grande público.
Visionário, o fundador do movimento rotário sabia da relevância da publicidade para uma ideia. Na segunda edição do livro Peregrinations ele disse: “Ao promover boa vontade e compreensão mundial, devemos lembrar que é importante atingir o maior número possível de pessoas — rotarianos e não rotarianos — e que não podemos atingir grandes números sozinhos”.
Em 1° de julho de 2011, com a criação do programa de coordenadores da imagem pública, o Rotary abraçou de vez o conceito de espalhar seus feitos aos quatro ventos, percebendo que a publicidade é uma grande forma de ficar conhecido entre aqueles que precisam do nosso “produto” (recursos, conexões e trabalho voluntário) e aqueles que podem nos ajudar a entregá-lo (associados, colaboradores e parceiros). Especialistas na área de comunicação, os rotarianos que exercem esta função desempenham papel fundamental na projeção da imagem de clubes e distritos por meio da mídia tradicional, das redes sociais e de outros canais. Para mais informações, fale com Francisco Schlabitz ou com Ligeia Stivanin, que são os coordenadores para o Brasil.
Quem tem alma de publicitário não perde nenhuma oportunidade de divulgar o trabalho do seu clube. Tudo conta: seja instalar uma placa com o logo do Rotary no local do projeto, divulgar o testemunho do beneficiário de uma iniciativa nas redes sociais e até mesmo portar um simples distintivo rotário, como o de Companheiro Paul Harris. Porém, quem deseja abranger um público maior deve explorar agora mesmo o Brand Center. Com materiais customizáveis, anúncios, imagens e vídeos, a ferramenta permite até aos leigos criar uma campanha eficaz de marketing. E, por falar nisso, aproveito para lembrar que a Semana Pessoas em Ação será no final de março, quando queremos que a família rotária divulgue ainda mais suas ações pelas mídias sociais.
E onde você vai encontrar recursos para fazer isso? Acertou! No Brand Center.
Gostaria de colaborar? Fale conosco para possível publicação do seu artigo neste blog.
Li e gostei muito, vou me aprofundar nesta matéria, ela é fundamental para o Rotary.
CurtirCurtido por 1 pessoa