
Ação de saúde promovida por rotarianos no Espírito Santo (Distrito 4410).
Por Roberto Torquato, especialista em comunicações, Rotary International
Podemos ter tudo, mas sem saúde, nada temos. Como a ocorrência de doenças passíveis de prevenção, pobreza e analfabetismo andam de mãos dadas, é no mínimo alarmante saber que aproximadamente 2,8 bilhões de pessoas subexistem com menos de US$2 por dia, e que 876 milhões de adultos são analfabetos, segundo a ADT Fouth World.
Ainda, De acordo com relatório de meados de 2015, divulgado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Banco Mundial, aproximadamente 400 milhões de pessoas não têm acesso a serviços básicos de saúde.

Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago (PR) realiza projetos de prevenção a doenças.
No Rotary, nós atuamos no combate a doenças, à pobreza e ao analfabetismo. Aproveitando a ênfase deste mês na prevenção e tratamento de doenças, falemos um pouco sobre o que fazemos nesta que é uma das nossas áreas de enfoque.
Por todo o mundo, associados de Rotary, Rotaract e Interact Clubs lideram iniciativas em prol da saúde. Seja viabilizando clínicas itinerantes, apoiando bancos de sangue ou realizando feiras da saúde, a família rotária faz a diferença quando o assunto é aumentar a qualidade de vida do próximo, proporcionando ao maior número de pessoas uma vida mais saudável. O trabalho de médicos e governos fica significativamente mais viável com a colaboração do Rotary.

Novo membro da família rotária, Rotaract Club de Xaxim (SC) está com o seu Dezembro Vermelho, uma iniciativa de conscientização sobre o combate à aids.
São muitas as frentes em que atuamos no combate a doenças, com destaque ao nosso carro-chefe, que é a campanha contra a pólio, e também o combate da diabetes, esclerose múltipla, malária, HIV/aids, Mal de Alzheimer e muitas outras. Como a prevenção é igualmente importante ao tratamento, nós também disseminamos informações sobre saúde e destacamos a importância de exames auditivos, oftalmológicos e odontológicos periodicamente