Uma viagem ao Brasil para renovar minha alma

Por Marie Tornquist, ex-participante do Intercâmbio de Jovens

Traduzido por Ana Boekhorst, estudante de intercâmbio do Brasil aos EUA 2014-2015

marie profileRecentemente, fui presenteada com a oportunidade de viajar. Meu ânimo estava baixo depois de ser despedida do trabalho e eu estava me sentindo frustrada e desanimada pelo clima político em meu país. Depois de contemplar minhas opções, percebi que não havia melhor momento ou lugar para ir do que o Brasil.

Eu originalmente me apaixonei pelo Brasil durante um intercâmbio que fiz depois de terminar o ensino médio nos EUA. Escolhi ir para o Brasil porque queria aprender português e me tornar especialista na cultura e na história da maior economia e a mais rápida em crescimento na América Latina. Desde então, terminei a faculdade e vivi e trabalhei em vários países, mas o Brasil sempre ocupará um lugar especial no meu coração.

O jeito brasileiro

Não me entenda mal, o Brasil está longe de ser perfeito. Corrupção, machismo, pobreza, infraestrutura precária e desemprego afetam o país e o dia a dia das pessoas que moram lá. Mas, apesar de todas essas coisas, nunca conheci pessoas mais calorosas, receptivas, resilientes, trabalhadoras e carinhosas do que os brasileiros. Eles não se estressam quando os planos estão atrasados ​​ou quando erros são cometidos. Eles estão acostumados a lidar com obstáculos e retrocessos e têm uma maneira de permanecer calmos, reavaliar a situação e lidar com os problemas.

group picture

Lembro-me de voltar do meu ano de intercâmbio e imediatamente me sentir sobrecarregada com o estresse e os negócios tão enraizados na cultura norte-americana. Nos EUA, se você não estiver fazendo algo, já está se preparando para sua próxima tarefa ou evento. Tudo nos EUA tem hora para começar e terminar. Como um amigo me disse uma vez, até mesmo eventos sociais casuais têm horário final, o que significa que uma noite na casa de um amigo próximo se transforma em um jogo de vigiar o relógio com medo de abusar da hospitalidade alheia.

Viva a diversidade

Outra coisa que amo nos brasileiros é como eles abraçam a diversidade. No meu voo para o Brasil, tive receio da minha parada de sete horas no aeroporto de São Paulo. No entanto, uma vez que cheguei lá, fiquei agradavelmente surpresa com a rapidez com que o tempo passou quando me sentei em um café e fiquei observando as pessoas. No aeroporto de São Paulo e em todo o país, você pode ver pessoas de todas as cores.

marie and friends

Famílias mistas de ancestrais do Oriente Médio, europeus, asiáticos, africanos e indígenas compõem as pessoas bonitas do Brasil. Não é incomum encontrar alguém com olhos azuis ou verdes e uma pele escura cujo primo, por acaso, tem características asiáticas ou do Oriente Médio. Historicamente, a mistura de raças pode ser explicada pela integração que ocorreu em cidades pequenas e isoladas no interior do Brasil após a libertação dos escravos, em oposição à migração em massa de escravos recém-libertados nos EUA para áreas predominantemente urbanas, além das inúmeras leis de segregação que mantiveram os afro-americanos como cidadãos de segunda classe por muitos anos.

Os brasileiros têm uma abertura natural para pessoas de diferentes culturas e origens. Mesmo que a maioria não tenha intenção de viajar internacionalmente, os brasileiros são sempre receptivos a pessoas de longe e têm uma maneira de encontrar a beleza em todos que conhecem.

Saudações

Como estudante de idiomas, é impossível falar sobre o Brasil sem falar da língua portuguesa. De todas as línguas que estudei, o português vence como a mais sedutora e bela. Para algumas pessoas, quando a ouvem pela primeira vez, parece uma mistura confusa de espanhol e russo. Mas uma vez que você desenvolve o prazer de aprender algumas nuances e expressões idiomáticas da língua, é fácil entender por que os brasileiros são as pessoas mais apaixonantes do mundo. Mesmo em comparação com idiomas com estruturas gramaticais semelhantes, como o espanhol, o português é único, pois contém mais dez sons vocálicos, muitos dos quais são os sons nasais que levam as pessoas a confundi-lo com as línguas eslavas. Os brasileiros também são famosos por encurtar e juntar palavras em conversas, o que pode ser difícil para os aprendizes do português do Brasil entenderem inicialmente, mas acho que isso dá à língua um toque especial.

marie and girls

O poder de perseverar

Nos últimos anos, a economia do Brasil piorou e eu definitivamente vi uma mudança do Brasil que visitei há cinco anos. Muitas pessoas estão trabalhando mais do que nunca apenas para sobreviver. Quando revisitei minha família anfitriã, eles disseram que não voltam mais para casa para almoçar – um período de descanso sagrado para os brasileiros – e, em vez disso, comem no escritório para economizar tempo e dinheiro. Também descobri que muitas pessoas estão tentando economizar dinheiro em todos os aspectos de suas vidas. Para as classes média e alta, isso significa viajar menos, comprar menos e reduzir os “luxos”, como fazer as unhas ou ter aulas de inglês.

Apesar dos muitos problemas que o país enfrenta, os brasileiros são um testemunho contínuo do bem da humanidade. Mesmo vivendo com medo e incerteza, eles ainda encontram uma maneira de perseverar e abraçar os outros com corações calorosos e braços abertos. Depois da minha visita ao Brasil, senti-me rejuvenescida e mais otimista em relação ao meu futuro. Eu também tenho fé que o povo do Brasil um dia viverá em paz e tenho orgulho de considerar o país como meu segundo lar.

Quer mais informações sobre o Intercâmbio de Jovens? Contate o Rotary Club mais próximo. Gostaria de compartilhar a sua experiência no programa? Envie sua história para GlobalGommunications@rotary.org.

Uma resposta em “Uma viagem ao Brasil para renovar minha alma

  1. o depoimento acima para mim que sou brasileira me emocionou. È autentico e triste ao mesmo tempo pelo que agora estamos vivendo .Observações pertinentes e leais. Cordialmente Arlete hildebrando de Arruda ex bolsista do Rotary.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s