Equipe de Comunicação Global do Rotary International em colaboração com a revista Rotary Brasil
O Rotary International vem trabalhando para erradicar a poliomielite desde 1985. Junto com a OMS, Unicef, Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças e Fundação Bill e Melinda Gates, a organização conseguiu erradicar o vírus na maior parte do mundo, mas três países ainda continuam endêmicos: Afeganistão, Paquistão e Nigéria.
No Brasil, a pólio foi erradicada em 1989. No entanto, em 2016 o país registrou a pior cobertura vacinal em 12 anos! Naquele ano, 84% das crianças de até cinco anos de idade foram vacinadas, embora a Organização Mundial da Saúde recomende que a meta mínima de imunização seja de 95%. A região Norte foi onde a diminuição ocorreu de forma mais acentuada, com apenas 72% do público-alvo alcançado. No dia 30 de junho deste ano, o Estadão reportou que o Brasil tem 312 cidades com alto risco de retorno da poliomielite, sendo 44 no Estado de São Paulo.
Por conta da atual situação, o Ministério da Saúde realizará uma Campanha Nacional de Vacinação contra a pólio e o sarampo de 6 a 31 de agosto, com o dia D no sábado, 18 de agosto. A Xuxa é a madrinha da iniciativa.
O Brasil inteiro está se mobilizando para divulgar a iniciativa e sensibilizar os pais para que vacinem os seus filhos. E, como sempre, a família Rotary está fazendo um lindo trabalho de difusão dessa causa tão importante!
Atenção: as ações de agora valerão para o Dia Mundial de Combate à Pólio!
Todos os anos o Rotary International convoca os clubes do mundo inteiro a organizarem ações para celebrar o Dia Mundial de Combate a Pólio, em 24 de outubro, e cadastrá-las no site da iniciativa End Polio Now. O Brasil tem feito bonito: em 2016 e 2017 ficamos em primeiro lugar na lista de países com o maior número de eventos registrados. A novidade deste ano é que as ações realizadas em agosto também podem – e devem – ser inscritas para promover o Dia Mundial de Combate a Pólio. Para isso, basta acessar a página www.endpolio.org/pt/promote-your-event.
Como você está se envolvendo nesta iniciativa? Deixe sua resposta no campo de comentários!
#Importante estarmos devidamente focados nesta nova fase no Brasil! #PessoasemAçao
CurtirCurtido por 1 pessoa