Veja o que dois jovens têm a dizer do RYLA

O RYLA (Prêmio Rotários de Liderança Juvenil) é um programa organizado por Rotary Clubs e distritos onde o jovem desenvolve suas habilidades de liderança, faz amizades e se diverte.

Os participantes, que devem ter entre 14 e 30 anos de idade, aprendem habilidades de comunicação e resolução de problemas, elaboram estratégias para se tornarem líderes dinâmicos em suas escolas ou comunidades, e fazem amizades para a vida inteira.

A seguir, vejamos o depoimento de dois participantes do programa, que tiveram sua chance no RYLA anos atrás graças ao Rotary Club Largo da Paz, de Recife (PE). A experiência no RYLA inclusive rendeu ao José Hélio e à Mirella a incrível oportunidade de fazer um intercâmbio no exterior pelo Rotary.

Jose Helio Mexico

“Antes do RYLA a minha vida tinha uma dimensão paroquial e sem muitas aspirações. Diante da proposta desse encontro promovido pelo Rotary Club Largo da Paz, me vi diante de um universo de possibilidades: o RYLA provocou em mim uma inquietação por querer investir em mim mesmo.

A primeira saída daquela dimensão paroquial foi em busca de uma escola com uma qualidade de ensino melhor. Passei a estudar numa escola de qualidade – mesmo sendo pública. O Rotary não saiu de cena na minha vida, e em 2012 veio a proposta de fazer a experiência de intercâmbio no México, experiência que me deu a certeza de que: ‘Eu posso fazer mais da minha vida’.

O México me transformou. Os companheiros rotários com quem convivi deram um sabor especial ao intercâmbio: O Rotary tem um tempero próprio para fazer o programa de intercâmbio. Hoje sou graduado em filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e estou na vida, lutando e vencendo.

Essa força quem me ajudou a ter foi o RYLA, lá atrás, que provocou em mim uma ânsia pelo novo, pelo melhor. Gracias RYLA!”

José Hélio Vieira da Silva, Escola Nossa Senhora de Fátima
8ª Série do Ensino Fundamental, ano: 2012

Blog Mirela

“Eu cursava o segundo ano do ensino médio, época em que eu era coordenadora de um projeto chamado ECA (estatuto da criança e do adolescente) em minha escola. O RYLA foi muito importante na conquista do meu intercâmbio e aprendizados para toda vida. Foi um dia com inúmeras palestras, debates e momentos de descontração, muito divertido e muito rico em conhecimentos.

Gostei tanto que toda pergunta eu tentava responder, participar, e acabei ganhando um brinde no dia do RYLA por ter tido boa participação. O que emociona no RYLA é ver pessoas tão humanas, que estão em pleno sábado se dedicando a jovens de escolas públicas com tanto carinho, com tanta dedicação, pensando em cada detalhe. Ao chegar na escola até a sala onde foi feito o evento, era perceptível o cuidado e dedicação em tudo!

O RYLA nos mostrou a real situação que estava ocorrendo naquele ano, o que estava acontecendo de verdade e como nos ajudar em meio a tudo isso. Logo em seguida, fui selecionada a uma bolsa de intercâmbio devido à minha participação no RYLA. Foram na minha escola, conversaram com o diretor (Wagner Araújo) a quem tenho um carinho enorme e respeito, conversaram com minha mãe e comecei a participar de algumas reuniões do Rotary Club Largo da Paz. Meu intercâmbio seria inicialmente para os EUA. Muitas coisas não deram certo, mas o Rotary não desistiu de mim. Os dias passaram e daí veio a notícia que meu intercâmbio já tinha destino e era o México. Eu estava tão feliz que não conseguia nem decifrar nada naquele exato momento.

Enfim, conseguir fazer meu intercâmbio foi, sem dúvidas, a melhor e maior experiência da minha vida. O intercâmbio me fez abrir minha cabeça, meu modo de pensar e até agir, pois é só quando saímos da nossa zona de conforto e nos damos a oportunidade de aproveitar e desfrutar de tudo que nos é dado conseguimos perceber e dar valor a cada coisa que vivemos, a cada coisa que temos, às pessoas que conhecemos e a valorizar ainda mais a família. A pessoa que eu sou hoje não é a mesma de quatro anos atrás, o meu intercâmbio me ajudou a me conhecer melhor e a direcionar muitas das minhas ideias, me ajudou a crescer pessoalmente e estou a caminho de me ser uma profissional.

Agradeço a todas as pessoas que se empenharam e me deram a mão, pois aprendi com o Rotary que podemos até caminhar sozinhos, mas quando temos alguém segurando nossa mão a caminhada se torna mais leve e até conseguimos ir mais além. Meus sinceros agradecimentos a toda família Rotary, por tanta dedicação, tanta humildade, amor em cada projeto e aos jovens que vocês abraçam.”

Mirella Oliveira, Escola Dona Maria Teresa Corrêa
Segundo ano do ensino médio, ano: 2014

 

*Quer contribuir para o nosso blog? Mande ideias, sugestões de posts ou uma história pessoal relacionada ao Rotary para globalcommunications@rotary.org.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s