Juntos, nós transformamos realidades – seja no Brasil ou no Caribe

01_20171217_BS_107 copy

Rotarianos estão trabalhando com o Bahamas National Trust para revitalizar o ecossistema de manguezais no Parque Nacional Bonefish Pond, na costa sul da ilha de New Providence.

A destruição causada por tempestades e a erosão costeira representam grandes ameaças aos litorais, particularmente às ilhas do Caribe. As mudanças climáticas também estão tendo um impacto profundo sobre os ecossistemas naturais destas áreas, e a ilha de Nova Providência, nas Bahamas, não é exceção.

O Parque Nacional de Bonefish Pond, fundado em 2002, é sede de um dos últimos sistemas de manguezais da ilha de Nova Providência. Na época em que foi criado, parte do parque era usado como área de despejo. Todavia, o Bahamas National Trust (BNT) – uma organização sem fins lucrativos responsável pela gestão dos parques nacionais do país – vem trabalhando para fazer a limpeza do parque e transformá-lo em um próspero manguezal.

03_20171216_BS_226 copy

Rotarianos plantaram 50 mudas de mangue durante um dos dias de plantio.

Há aqueles que perguntam: por que essa preocupação com manguezais? Os manguezais têm um papel crucial na preservação de um ambiente saudável para peixes pequenos e lagostins, além de protegerem a ilha da destruição causada por tempestades e da erosão costeira. No entanto, a área de manguezais tem sofrido declínio e vem sendo destruída por empreendimentos de todo o mundo, alarmando aqueles que reconhecem os inúmeros benefícios desta vegetação aos nossos habitats.

Mas o empenho da BNT para expandir os manguezais da ilha não tem sido em vão. Em dezembro de 2017, o Rotary Club de East Nassau se uniu ao Nassau Sunrise, Rotary South East, Rotary West e Rotaract Club de East Nassau para plantar mudas doadas pela Atlantis e pela Leon Native Plant Preserve.

06_20171216_BS_229 copy

Voluntários do Rotary plantaram manguezais em vários estágios de crescimento.

Os principais objetivos desta iniciativa são conservar o meio ambiente para as futuras gerações e preparar as comunidades para os efeitos das mudanças climáticas. Países baixos, como as Bahamas, sofrerão as consequências da elevação do nível do mar causada pelas mudanças climáticas.

O trabalho com a iniciativa de resiliência climática do Parque Nacional de Bonefish Pond será um projeto contínuo para rotarianos locais e de outras regiões. Aliás, um projeto de colaboração ainda maior ocorreu recentemente, no dia 17 de abril, em apoio a esta iniciativa.

07_20171216_BS_209 copy

O presidente eleito do Rotary, Barry Rassin, no centro, trabalha ao lado de dois outros rotarianos para cavar trincheiras que levarão a água da baía aos mangues recém-plantados.

Mais de 200 rotarianos fizeram um cruzeiro para participar do Dia de Serviço Comunitário de Barry Rassin, presidente eleito do Rotary International, no qual oito projetos foram realizados em um único dia. Com isso, a iniciativa contou com a ajuda adicional de 45 rotarianos para fazer a limpeza e plantar mudas nos manguezais.

Através da conservação do sistema de manguezais do parque, o intuito é que este projeto não só ajude a preservar o habitat do povo de Nova Providência por muitas gerações, mas que também seja um exemplo de como comunidades litorâneas podem proteger sua região costeira.

 

4 respostas em “Juntos, nós transformamos realidades – seja no Brasil ou no Caribe

  1. Juntos ao redor do mundo sem diferenças de idioma, cor, raça podemos dar as mãos mentalmente e cuidar do planeta, nossa casa e das futuras gerações.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s