O rotariano e os reconhecimentos da Fundação Rotária

icones-rotary

Por Patrícia Gonçalves Nogueira, Rotary de Itaúna – Distrito 4560, Governadora 2001/2002

Fui admitida ao Rotary em 1989, mas, como todos sabem, eu já possuía uma grande vivencia rotária através da convivência com minha família e com outros companheiros rotarianos.

Digo sempre que meu primeiro amor não foi o Rotary, mas sim a Fundação Rotária. Por ter tido a oportunidade de receber grupos de IGE e acompanhar meu pai em eventos rotários regionais e nacionais, foi crescendo meu carinho e minha admiração por esta entidade.

Em agosto de 1990, um ano após minha admissão oficial ao Rotary, fiz minha primeira contribuição à Fundação Rotária e ao longo dos anos tentei sempre fazer minhas doações. Minha meta era oferecer ao meu irmão e padrinho no Rotary o primeiro título de Companheiro Paul Harris, e também obter o meu reconhecimento, metas alcançadas em abril de 1992.

Quando minha família aumentou com a chegada dos meus sobrinhos, estabeleci uma nova meta: oferecer a todos eles o mesmo reconhecimento, para que fossem gratos à organização que estava proporcionando ao mundo a possibilidade de erradicar a pólio. Em 1994 foi o Rafael, em 1995 o Guilherme, 1996 foi a vez do Bernardo (título que ganhei em um sorteio na Conferencia Distrital). A Débora foi agraciada em 1997, julho de 2002 foi a vez do Otávio, 2006 o João Vitor, 2008 a Ana Clara e o João Eduardo e em 2010 a Bruna. Meta concluída com muito sucesso e alegria, todos os reconhecimentos entregues em reuniões especiais para a finalidade proposta.

Nesta caminhada ainda tive a oportunidade de contribuir com títulos a amigos merecedores deste notável reconhecimento. Em 2013, fiz meu último repasse para o fechamento de um reconhecimento e, desde então, continuo contribuindo e estudando quem será o meu próximo homenageado.

Todas estas contribuições foram fruto de minha renda pessoal (com exceção do título do Bernardo), muitas vezes com grande sacrifício, mas com muita alegria e gratidão por tudo que o Rotary e a Fundação Rotária trouxeram para a minha vida.

Recebi os devidos reconhecimentos por estas doações e passei a me preocupar mais com esta questão, pois observei que alguns clubes e rotarianos estavam buscando estes reconhecimentos fugindo à nossa Prova Quadrupla.

Sempre entendi que o reconhecimento só pode ser oferecido à pessoa, ou ao clube e depois com a ABTRF, às empresas que realmente tivessem feito a doação.

Em 2007, perguntei aos funcionários do escritório do Rotary em São Paulo se eles tinham como negar o envio dos reconhecimentos para pessoas que, na realidade, não eram os verdadeiros doadores. Eles disseram que infelizmente tinha que acreditar na palavra do rotariano.

O que estava e ainda está acontecendo?

O clube faz um evento e envia uma doação para a Fundação Rotária e agracia uma pessoa com o título de Companheiro Paul Harris (até aí tudo certo), mas alguns clubes ao enviar esta doação solicitam que seja dada uma safira adicional para uma pessoa que já tem o título de companheiro Paul Harris. Infelizmente, muitas vezes isso é feito pelo presidente do clube ou até o governador que é associado do clube.

Eu pergunto: isso é justo?

Desde 2007, guardo um debate sobre este assunto que aconteceu em um grupo de rotarianos pela internet. Durante estes quase 11 anos tenho acompanhado o tópico e vejo que a cada dia aumenta a busca desenfreada de alguns rotarianos por reconhecimentos nem sempre justos.

Será que a necessidade crescente dos curadores da Fundação Rotária em aumentar as doações não tem levado muitos rotarianos a quererem “comprar” o seu reconhecimento sem meditarem sobre o verdadeiro sentido desta doação?

Os clubes e os distritos estão agindo de forma transparente com as doações provenientes de eventos públicos, rifas, venda de panetones, casinha da ASR e outras formas utilizadas para levantar recursos para a Fundação Rotária? Ou estão agindo em benefício próprio? Alguns distritos arrecadam dinheiro de vários clubes e no final a contribuição é enviada em nome do clube do governador. O clube arrecada dinheiro de um evento público e homenageia um rotariano em vez de homenagear uma figura proeminente na cidade e ainda dá a outro rotariano uma safira?

Sou amplamente favorável às campanhas e/ou eventos de arrecadação de fundos para serem doados para a Fundação Rotária, mas gostaria que os rotarianos fizessem suas doações à luz da nossa Prova Quadrupla.

 

As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

2 respostas em “O rotariano e os reconhecimentos da Fundação Rotária

  1. Bom dia Companheiros Rotaryanos do Mundo.
    Por esta “targeta” eu não venho comentar ou dar meu ponto de vista acerca da opinião do teor acima mencionado. Apenas quero deixar o meu testemunho acerca da minha visão sobre actividades rotaryanas. Fui convidado a aderir ao movimento rotario em Julho do ano 2017, por um Rotaryano do qual considero-o Padrinho. Refiro-me a ao Companheiro Carlos Ossumane Mendes membro antes membro do Rotay Club da Beira em Sofala- Moçambique e agora Presidente do Rotary Club do Dondo tambem em Sofala-Moçambique.
    O Rotary Club do Dondo nasceu apadrinhado pelo Rotary Club da Beira em meados de Julho de 2017. Eu e tantos outros membros fomos convidados a uma reunião Rotarya. Confesso que tudo pareceu-me novo na altura; alias continua novo; mas tenho a certeza que um dia irei me “familiarizar” sobre todos os assuntos desta grande familia.
    Em Novembro de 2017, assumo que me tornei um dos membros e fundador do Rotary Club do Dondo, geograficamente gerido pelo no Distrito 9210 ; somos um Club pioneiro a existir fora de uma cidade ou capital provincial aqui no meu humilde País na costa do Ocenano Indíco, chamado Moçambique.
    Deixe-me confessar companheiros que tanto eu como tantos outros membros do Club, somos leígos em matéria do Rotary mas temos estado a fazer tudo o que está ao nosso alcance com vista a cumprirmos com os desiderato do Rotary Internacional. o Club ainda está longe de alcançar os ideiais e orientações de RI mas tenho fé que um dia chegaremos lá.
    A titulo de exemplo, o Rotary Club do Dondo, que por sinal fui eleito como primeiro secretário do club para o ano Rotario 2017/2018, sob presidencia do Carlos Ossumane Mendes ja demonstrou junto a comunidade no qual estamos inseridos, a nossa vontade e desejo em abraçar a causa alheia. Vezes sem conta por vezes por nossa conta e noutras com apoio do Rotary Club da Beira o nosso Padrinho, ja nos pré-dispusemos a causa das comunidades e Instituições sediadas na nossa provincia como são os casos de doações aos Hospitais do Dondo e de Nhamatanda bem como a um Orfanato tambem localizado em Nhamatanda que tanto precisa de apoios de pessoas de boa vontade a semelhança do que o Rotary faz.
    Estamos neste momento disprividos de qualquer fundo e ou valores monetários, mas acreditem que semanalmente durante as nossas reuniões temos feito os possiveis de traçar diretrizes capaz de tornar o Rotary Club do Dondo um parceiro a ter em conta na familia Rotaria e no conceito das nações.
    Neste momento e graças a ajudinhas de membros de boa vontade, ja temos o sonho de construir a nossa sede. Para tal e incansavelmente temos estado a “sonhar” com isso. Tanto é que tambem conseguimos abrir a nossa conta bancaria onde cada membro tenta dar o seu melhor contribuindo com o que pode para a nossa caixa. Confesso que ainda não temos grandes valores monetários mas é nosso desejo conseguir isso para que e em primeira instancia possamos satisfazer as necessidades com que se depara o Orfanato do qual somos padrinhos. Entristece tanto a mim como aos demais membros do nosso novo Club, a dor de ver crianças que foram abandonadas a sua sorte vivendo, durmindo e comendo em condições deploráveis. Esperamos um dia dar conforto a estes petizes nossos afilhados por sinal que hoje sofrem e quiçá amnhã serão os nossos governantes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s