Conheça alguns dos benefícios da leitura para crianças

Vivemos em uma era em que a tecnologia está afastando as crianças cada vez mais de hábitos saudáveis, como brincar ao ar livre, conversar e, especialmente, ler. Apesar da quantidade de bons livros infantis disponíveis tanto em formato impresso quanto digital, a maioria dos pais enfrenta uma guerra constante: convencer seus filhos a trocarem o controle do videogame ou da TV por um livro. Mas será que todo este esforço vale a pena? Será que ler realmente traz algum benefício para as crianças?

Apr. 13-18-9

Além do prazer que este hobby traz, a leitura tem vários benefícios para as crianças:

  1. Ajuda a desenvolver o cérebro, estimulando habilidades como a memória e o conhecimento.
  2. Amplia a habilidade de comunicação verbal, pois a criança aprende o significado de novas palavras e como usá-las corretamente.
  3. Estimula a criatividade, pois permite que as crianças sejam transportadas para novos lugares, participem de aventuras emocionantes e descubram que não há limites para sua imaginação.
  4. Fortalece a capacidade de concentração.
  5. Aguça a curiosidade, motivando as crianças a fazerem mais perguntas e procurarem mais informações sobre o assunto.

Sabendo desses benefícios, muitos Rotary Clubs realizam projetos para dar a adultos e crianças acesso a livros ou para despertar o gosto pela leitura. Veja abaixo algumas iniciativas que estão fazendo a diferença:

O Rotary Club de Piraju-Dourado (SP) distribuiu aproximadamente 3.000 livros sobre educação ambiental nas escolas de ensino fundamental do município.

Apr. 13-18-2

Com o projeto Doe Livros e Espalhe Conhecimento, o Rotary Club de Paranaguá-Rocio (PR) foi a uma praça para distribuir livros e revistas em quadrinhos que foram arrecadadas pela própria comunidade.

Apr. 13-18-5

Rotary Club de Cubatão (SP) em parceria com a Associação de Pais e Mestres da Unidade Municipal de Ensino Dom Pedro I, instalou uma gibiteca na escola da Vila Natal. Chamado No Recreio Também se Aprende, o projeto foi inaugurado com a participação do ilustrador cubatense André HQ, que bateu um papo com a criançada.

Apr. 13-18-6

O Rotary Club de Aracaju – Farol (SE) realizou um evento para as crianças do projeto Recriarte. Rotarianos, familiares e participantes de Intercâmbio de Jovens leram histórias, doaram livros infantis e juvenis e ofereceram um lanche.

Apr. 13-18-7

(Foto: RC de Aracajú-Farol)

O Rotaract Club de Osório instalou a primeira minibiblioteca do projeto RotaLivros. A iniciativa funciona como uma biblioteca comunitária em que as pessoas retiram livros de sua escola e deixam outro em seu lugar.

Apr. 13-18-8

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s