
Rotarianos compartilham ideias sobre o recrutamento de candidatos durante o Simpósio Rotary pela Paz de 2015. (Monika Lozinska/Rotary International)
Pelos funcionários do Rotary Peace Center
Sempre que Anne-Marie Bach, presidente da Subcomissão de Bolsas Rotary pela Paz do Distrito 1470, na Dinamarca, fala a clubes e distritos sobre o programa dos Centros Rotary, ela o descreve como “um diamante”. O programa é multifacetado, e ajuda os trabalhadores da paz a serem mais bem-sucedidos em seu trabalho e terem um impacto maior em grupo do que sozinhos.
Para muitos clubes e distritos, no entanto, o processo de recrutar, apoiar e endossar candidatos a trabalhar em prol da paz pode ser assustador. Entrevistamos sete distritos que têm uma alta taxa de sucesso em emplacar seus candidatos como finalistas. Com base nessas entrevistas, com distritos de Copenhague a Queensland, compartilhamos a seguir algumas melhores práticas para recrutar, apoiar e endossar candidatos à paz (veja infográfico em inglês):
- Use sua rede para se conectar com indivíduos que possam ser bons candidatos para o programa.
- Seja honesto com os candidatos sobre sua adequação ao programa e as expectativas de ser aprovado.
- Revise e melhore as inscrições trabalhando em colaboração com os candidatos.
- Trabalhe em equipe. Estabeleça um subcomitê para cumprir as responsabilidades de endosso do distrito.
- Seja consistente na forma como o distrito entrevista e avalia os candidatos para consideração do endosso.
- Conecte os candidatos ao Rotary. Construa uma conexão entre os candidatos e um clube ou rotariano para que eles se sintam envolvidos com a organização.
A inscrição para a Bolsa Rotary pela Paz de 2019 já está no ar. Envie mensagem para rotarypeacecenters@rotary.org se tiver dúvidas sobre o processo de inscrição.