Aumentando o quadro associativo por meio de serviços

Photo shoot for People of Action campaign, Brazil. November 2016.

Por Julie Aubry, funcionária da área de desenvolvimento do quadro associativo, Rotary International

O que é o Rotary?

“Não tenho a menor ideia.”

“É um tipo de telefone, certo?”

“Ah, eu já ouvi falar, mas não sei o que eles fazem.”

As declarações acima não são incomuns quando perguntamos a não rotarianos se eles conhecem o Rotary. Sabemos que há falta de conscientização em nossas comunidades. Em algumas partes do mundo, temos visto uma queda no número de associados. Como esperar que os clubes cresçam se as pessoas não sabem quem nós somos?

Tenho sido voluntária desde menina. Agradeço a meus pais e à igreja local por estimular meu compromisso com o servir. E mesmo desenvolvendo interesse em serviços humanitários tão cedo em minha vida, nunca ouvi falar do Rotary quando cursei o ensino médio e universidade. Como pude viver até quase 30 anos de idade sem saber nada a respeito dessa organização? Embora não tivéssemos Interact ou Rotaract Clubs na região, tínhamos Rotary Clubs. Mas o problema foi que nunca ficamos sabendo das oportunidades de voluntariado oferecidas pelos clubes da minha comunidade.

No passado, muitos Rotary Clubs evitavam falar abertamente sobre o serviço que prestavam à comunitário por receio de parecerem presunçosos. Com isso, perderam uma excelente oportunidade de aumentar a conscientização, causar impacto positivo e inspirar potenciais associados.

20100329_AR_087

Como parte da equipe de desenvolvimento do quadro associativo do Rotary International, vejo como esse problema afeta clubes e distritos de todo o mundo. Para ajudar a ampliar seu próximo projeto humanitário, criei uma lista de verificação que seu clube pode usar para obter mais apoio e atrair futuros associados.

• Como esse projeto irá gerar conscientização sobre os serviços humanitários necessários na comunidade e em meu clube?

• A participação do meu clube nesse projeto é visível? Está bem claro que o clube é parte do Rotary (camisetas, aventais, chapéus, etc.)? Há oportunidade de o clube deixar sua marca (logo, sinalização)?

20150418_MX_095.jpg

• Meu clube está ampliando as oportunidades de voluntariado a não associados, incluindo famílias, estudantes, empresas e líderes locais que gostaríamos de atrair?

• Estamos usando a mídia tradicional ou as mídias sociais? É importante compartilhar de antemão as oportunidades de voluntariado por meio dessas plataformas e, em seguida, também fotos do projeto e resultados finais.

• O que novos associados ou voluntários não rotarianos vivenciam quando participam conosco em projetos? Os voluntários entendem o projeto? Eles compreendem o papel do meu clube? Eles se sentem acolhidos, incluídos e engajados?

• Há oportunidades para compartilhar os benefícios de se tornar rotariano e as oportunidades que meu clube oferece? Por exemplo, outras formas de retribuir podem incluir o apoio a projetos novos ou existentes, bolsas de estudo, networking, desenvolvimento profissional, etc.

• Quais os resultados desta ação? Os voluntários não rotarianos sabem como entrar em contato com nosso clube após o projeto? Eles sabem sobre futuros eventos?

• Quando agradecemos aos associados por sua participação em projetos, lembramos também dos não rotarianos? Coletamos dados de contato dos não associados e mais tarde os agradecemos pessoalmente? Abrimos uma linha de comunicação contínua?

Agora há mais recursos para seu clube inspirar a comunidade, destacando todo o bom trabalho que vocês têm feito, e convidar outras pessoas a participarem. Confira os novos materiais da campanha Pessoas em Ação no Brand Center, no Meu Rotary.

Quer contribuir para o nosso blog? Mande ideias, sugestões de posts ou uma história pessoal relacionada ao Rotary para globalcommunications@rotary.org.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s