Treze anos de feiras de projetos no Equador

Por Amparo Albuja, presidente da Comissão da XIII Feira de Projetos do Distrito 4400

DSC01178.JPG

Em fevereiro de 2004, nosso distrito sediou a primeira feira de projetos em Quito. Desde então, 12 eventos do tipo já foram realizados em belas cidades do Equador, como Guaiaquil, Cuenca e Manta. Cada feira mostra iniciativas humanitárias de clubes do Distrito 4400 para visitantes internacionais, contribuindo para a criação de laços de amizade, parcerias e interações que dão vida aos projetos.

Ao longo dos anos, recebemos rotarianos dos Estados Unidos, Canadá e Europa nas nossas feiras, criamos relacionamentos duradouros e realizamos um grande número de projetos. Nosso distrito conseguiu implementar iniciativas de grande escala com o apoio dos nossos amigos estrangeiros e de Subsídios Globais.

Ao organizar uma feira, não só planejamos eventos relacionados a ela, mas também oferecemos aos nossos convidados atividades sociais e passeios pelo nosso país tão diverso, incluindo as Ilhas Galápagos, as terras altas de Sierra, a selva amazônica, a floresta tropical e a região costeira.

Muitos participantes voltam ano após ano para reencontrar velhos amigos, fazer novas parcerias, visitar os projetos que patrocinaram e ver seu impacto na comunidade. Às vezes, os visitantes não conseguem se comprometer com o apoio a um projeto durante a feira. Mas quando retornam a seus clubes e distritos, e apresentam as iniciativas que conheceram no Equador, isso acaba por inspirar seus companheiros a nos contatar e criar parcerias com os expositores que necessitam de apoio.

IMG_8251

Ao longo do ano, vários distritos e clubes solicitam informações sobre projetos que ainda carecem de assistência. É então que muitas iniciativas ainda não patrocinadas têm uma segunda chance, e conseguem ser realizadas com sucesso com parceiros internacionais.

Esse foi o caso de uma unidade de tratamento intensivo de um hospital em Quevedo. Visitamos esse projeto com o Rotary Club de Quevedo e ele foi apresentado na feira, mas o clube não encontrou um parceiro internacional. Alguns meses depois, recebemos um e-mail do Rotary Club de Alpharetta, nos Estados Unidos, perguntando a respeito de iniciativas que ainda aguardavam apoio. Eles acabaram patrocinando o projeto do hospital, que já foi finalizado e está beneficiando a comunidade. Essa é a magia do Rotary!

Se quiser viver uma experiência incrível, fazer novos amigos, passear e ajudar pessoas necessitadas, não perca a XIII Feira de Projetos do Rotary Equador. Ela será realizada no Hotel Oro Verde, na bela cidade de Guaiaquil, de 17 a 19 de novembro. Consulte o programa completo e faça sua inscrição on-line (somente em inglês ou espanhol).

Quer contribuir para o nosso blog? Mande ideias, sugestões de posts ou uma história pessoal relacionada ao Rotary para globalcommunications@rotary.org.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s