Muitas pessoas sonham em fazer amizades pelo mundo e conhecer diferentes culturas. No entanto, quando pensam em se aventurar sozinhas por países estrangeiros, sem saber o idioma local, a vontade acaba dando lugar a insegurança e desânimo. Com o Intercâmbio Rotário da Amizade, esse problema não existe. Os participantes viajam sabendo que, onde quer que estiverem, sempre haverá um membro da família Rotary para dar apoio, fazer companhia durante os passeios e mostrar as melhores atrações locais.
A partir de 2017-18, com base na solicitação do presidente Ian Riseley, o programa passou a aceitar tanto rotarianos quanto não rotarianos, dando ênfase a três temas: cultura, projetos e profissões. Assim, os participantes terão a oportunidade de conhecer uma nova cultura, promover a boa vontade e compreensão internacional, e explorar suas áreas de atuação em um contexto diferente, criando laços de amizade e estabelecendo a base para a paz e o trabalho voluntário.
Intercâmbio Cultural em Grupo
O presidente Ian Riseley também está promovendo os Intercâmbios Culturais em Grupo – uma subcategoria do Intercâmbio Rotário da Amizade. Com ênfase em imersão cultural, o programa visa atrair profissionais jovens não rotarianos, ou aqueles em fase de transição em suas carreiras, para promover maior compreensão intercultural, conexões e perspectivas globais.
Saiba mais sobre alguns intercâmbios recentes.
Rotarianos brasileiros visitaram a Índia por 12 dias, durante os quais tiveram a oportunidade de participar de uma Conferência Distrital e visitar vários projetos apoiados por clubes locais, como uma escola, um banco de sangue, uma clínica de olhos e um centro de apoio a deficientes físicos e amputados. Além disso, visitaram diversos pontos turísticos, inclusive o famoso Taj Mahal. Posteriormente, os rotarianos indianos visitaram os brasileiros e conheceram vários projetos distritais e globais.
Uma equipe de 14 pessoas de Nova Délhi, na Índia, visitou os Estados Unidos, conhecendo diversas atrações turísticas e iniciativas locais. O grupo também teve a oportunidade de participar de reuniões de clube e compartilhar informações sobre o distrito indiano, sua cultura, estilo de vida e muito mais. A visita da equipe deu início a uma discussão sobre projetos comunitários voltados ao fornecimento de vans para a coleta de sangue na Índia.
Um grupo dos Estados Unidos visitou o Canadá e explorou diversas cidades e províncias do país. Os participantes do intercâmbio conheceram líderes ambientais, visitaram museus e outros lugares históricos, além de participarem de diversas festas e reuniões, tendo a oportunidade de conhecer os familiares dos rotarianos e vivenciar a cultura local.
Saiba mais sobre o Intercâmbio Rotário da Amizade e contate o presidente da comissão distrital do programa se tiver interesse em participar! Dúvidas? Envie um e-mail para rotary.service@rotary.org.
Ótimo programa.proponho troca de uma semana com casal rotário.frances ou grego em Belo Horizonte e Rio de Janeiro com passeios guiados.por nos. Aloisio Garcia.Distrito 4520
CurtirCurtir
Ótimo programa
CurtirCurtir
Muito bom este intercâmbio, sou solteira e queria conhecer Portugal terra de meu pai e não tinha companhia, tive que esperar até aparecer alguém como família ou amigos, agora estou animada a fazer outras viagem, sou rotariana desde 2003 e meu orgulho aumenta todos os dias.
CurtirCurtir
É bom ser da turma do bem!
Eis o princípio da fraternidade e da solidariedade.
Multiplicar os dons e os talentos por esse universo maravilhoso que é a nossa gleba!
Que sejamos capazes de refletir estas belas ações espalhando benesses e a cada dia semear boas sementes, deixando no rastro o perfume é as flores.
CurtirCurtir
Excelente iniciativa esses intercambio da amizade. Estou certa que agregará muito valor e focará no companheirismo, pilar do Rotary. Ansiosa em participar ativamente desse projeto bacana.
CurtirCurtir