Uma experiência transformadora na Índia

Nancy Hoffman, funcionária do Rotary International

A primeira vez em que vacinei uma criança contra a pólio foi em uma rua movimentada nos arredores da rodoviária de Moradabad, na Índia. Naquele domingo extremamente quente, as ruas estavam entupidas de ônibus, carros, motos, rickshaws, bicicletas e carroças.

street vendor_n

Nosso trabalho era procurar crianças que aparentavam ter menos de cinco anos de idade. Embora os rotarianos locais servissem como nossos intérpretes, a maioria dos pais já sabia porque estávamos lá. Alguns mostravam o dedinho pintado de roxo dos seus filhos para indicar que já tinham sido vacinados, enquanto outros seguravam as crianças no colo para que recebessem as gotinhas milagrosas.

pinkie_n

Eu trabalho na Sede Mundial do Rotary e sempre imaginei que minha primeira experiência vacinando uma criança contra a pólio seria um momento mágico em que o mundo pararia — assim como nas imagens que sempre via em publicações e materiais rotários. Mas as crianças estavam inquietas, as ruas eram barulhentas e todos pareciam estar com pressa para chegar a algum lugar. Trabalhamos rapidamente e o dia passou voando…

hands_n

Na manhã seguinte, fomos de porta em porta procurando crianças que não haviam sido vacinadas na véspera. Muitas delas eram bebês que tinham ficado em casa com suas mães. O cenário do nosso trabalho mudou completamente. No meio da sala, sob o olhar cauteloso da mãe, as palavras se fizeram desnecessárias quando eu pinguei as gotas salvadoras na boca do seu filho. O significado daquele momento tocou meu coração de maneira inesquecível.

family_n

É difícil acreditar que apenas seis meses tenham se passado desde então. Lembrando da loucura que foi o primeiro dia e da tranquilidade do segundo, fico impressionada com os desafios que vencemos para possibilitar que a Índia se livrasse da pólio. Os rotarianos tiveram a visão de um mundo sem poliomielite e estão transformando este sonho em realidade. Depois de ter participado de um Dia Nacional de Imunização, passei a me orgulhar ainda mais de fazer parte desta organização extraordinária!

emptybed_n

*Quer contribuir para o nosso blog? Mande ideias, sugestões de posts ou uma história pessoal relacionada ao Rotary para globalcommunications@rotary.org.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s