Por Judy Wolf, ex-presidente do Rotary Club de Davis, EUA
O Quênia é um país de beleza admirável, animais impressionantes, mercados de rua lotados, terras férteis e pessoas extremamente acolhedoras. No entanto, quase 5.000 quenianas são diagnosticadas com câncer de colo de útero por ano, e 50% delas estão destinadas a morrer em decorrência da doença – que pode ser prevenida em praticamente 100% dos casos.
Nossa equipe de formação profissional, patrocinada pelo Rotary Club de Davis (Estados Unidos) por meio de um Subsídio Global, viajou para o Quênia em outubro de 2016. Nosso objetivo era fazer exames de câncer de colo de útero, fornecer tratamento e dar informações às mulheres da região sul da província de Nyanza. O Quênia tem quase 13 milhões de mulheres de 15 anos ou mais que correm o risco de desenvolver câncer de colo de útero. O trabalho deste segmento é extremamente importante à economia do país e, quando salvamos mulheres, salvamos também os seus filhos.
Na nossa primeira visita, montamos clínicas em dois hospitais: Homabay County Referral Hospital e Kendu Bay Sub-District Hospital. A equipe médica, composta por um diretor, quatro doutores e uma enfermeira queniana, passou os sete primeiros dias no Homabay, onde 163 exames de colo de útero foram realizados. Eles revelaram que quatro mulheres precisavam de crioterapia para congelar lesões e três mulheres necessitavam do procedimento LEEP para remover tecidos com anormalidades.
O hospital Kendu Bay foi o local da nossa próxima visita. Lá, examinamos 215 mulheres e realizamos cinco tratamentos de crioterapia e seis LEEPs.
Nossa viagem foi bem-sucedida. A equipe ensinou médicos e enfermeiros locais a identificar lesões cervicais, os quais agora podem realizar os exames e treinar outros profissionais quenianos.
Estamos ansiosos para a nossa próxima viagem à mesma região, em junho de 2017, quando pretendemos fazer exames sequenciais, prestar atendimento e dar outros treinamentos. Durante a nossa última viagem, agendada para novembro de 2017, vamos fazer mais exames, realizar uma avaliação das competências dos profissionais treinados e doar equipamentos aos dois hospitais.
Somos profundamente gratos à Fundação Rotária e aos clubes que apoiaram este Subsídio Global tão importante. Foi uma grande honra e satisfação atender as mulheres do Quênia em parceria com a nossa família rotária.
*Quer contribuir para o nosso blog? Mande ideias, sugestões de posts ou uma história pessoal relacionada ao Rotary para globalcommunications@rotary.org.