Reflexões: curso de assistência emergencial inspira projetos sociais

Por Luke Addison, associado do Rotaract Club de University of Winchester, Inglaterra, e contato multidistrital do Rotaract para o RIBI

Ouvi falar da ShelterBox pela primeira vez em 2013. Eu tinha acabado de me tornar presidente do Rotaract Club de University of Winchester e estavatrabalhando com vários amigos para envolver o grupo em projetos locais e internacionais. Nós sempre tivemos o apoio dos associados do Rotary Club de Winchester para tudo e, como eles nos convidavam para projetos, conseguimos fazer diversos contatos. Um dos rotarianos que conheci havia me falado da ShelterBox e sugeriu que nós, do Rotaract, arrecadássemos fundos para eles. Em poucos dias, fomos para a Universidade de Winchester às sete da manhã, montamos uma barraca da ShelterBox e ficamos ali por várias horas coletando doações.

Nos últimos anos, desde que comecei a trabalhar mais de perto com o Rotaract e o Rotary no âmbito internacional, e depois de me envolver em diversos projetos com muitas organizações em todo o mundo, meus interesses e motivação se voltaram muito ao setor humanitário.

luke-addison-sbox-usops-cse-4Um dia, recebi um convite para o curso “Entendendo as Operações da ShelterBox” e não pude recusar. Respondi sem hesitar e, várias semanas depois, encarei as dez horas de ônibus para a cidade de Truro! Como cheguei extremamente cedo à sede da ShelterBox, e o curso só começaria ao meio-dia, um dos membros da equipe me convidou para entrar. Eu fui recebido por Alex Youlten e outros funcionários que se ofereceram para me mostrar o lugar. Ao longo do tour, fomos convidados para uma reunião da equipe de operações que envolveu toda a equipe. Eles estavam analisando para onde as caixas de assistência emergencial estavam sendo enviadas e falando sobre diversos assuntos internacionais. Fiquei fascinado! E o curso ainda nem havia começado….

Depois de conhecer os outros participantes, fomos de micro-ônibus para o campo de treinamento. Ouvimos uma introdução sobre a organização e fomos para fora montar três barracas – as nossas acomodações para as próximas noites!

luke-addison-sbox-usops-cse-2Os três dias do curso foram uma fascinante combinação de atividades de resolução de problemas, caminhadas, dinâmicas de grupo e pensamento crítico. A última parte me surpreendeu, porque eu não imaginava exatamente a dimensão do trabalho da ShelterBox. Nós analisamos a psicologia humana e como as pessoas reagem a um desastre, e também estudamos dilemas éticos e morais, e os níveis de força e compaixão necessários para as operações da organização.

Também aprendemos sobre o trabalho do Departamento de Arrecadação de Fundos e ouvimos uma ótima apresentação de Richard Lee, diretor de Arrecadação e Comunicação. Mais uma vez, um aspecto que eu não estava esperando, mas que despertou o interesse de todos os participantes.

A ShelterBox e o Rotary compartilham os mesmos objetivos humanitários e estão ligados pelos mesmos princípios éticos há mais de 16 anos. As duas organizações formaram uma parceria que cresce em escala e sofisticação a cada ano, sendo bastante singular em termos de assistência internacional. Obviamente, essa aliança também engloba os rotaractianos, cuja energia, compaixão e conhecimentos locais se mostram úteis em várias ações da ShelterBox.

Fomos tratados com muito respeito e me senti muito valorizado. Sou extremamente grato por ter sido convidado para o curso. Nunca tinha visto uma instituição beneficente convidar as pessoas para sua sede, deixá-las participar de uma reunião de operações e, depois, levá-las ao campo de treinamento para três dias de aula. Realmente foi uma das experiências mais marcantes da minha vida e gostaria de incentivar todas as pessoas a fazer esse curso e descobrir as diversas maneiras de trabalhar com a ShelterBox.

Não vejo a hora de trabalhar com a ShelterBox novamente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s