Fortalecendo os clubes por meio de parcerias locais

Quentin Wodon, autor do blog The Rotarian Economist, presidente do Rotary Club de Capitol Hill, em Washington, D.C. e economista do Banco Mundial

A maioria dos rotarianos são profissionais com grandes habilidades em suas áreas de atuação. No entanto, muitos Rotary Clubs não utilizam os conhecimentos dos associados, de forma sistemática, em seus projetos. Vemos exceções quando rotarianos interessados e bem informados sobre um determinado tópico implementam Subsídios Globais. Mas em termos de trabalhos sociais, parece-me que as grandes iniciativas que empreendemos têm impacto limitado simplesmente por não serem altamente estratégicas ou não fazerem pleno uso dos conhecimentos dos rotarianos.

Uma solução para aumentar o impacto do nosso trabalho é o que chamamos de “equipes rotárias pro bono”. Em 1º de julho, meu clube firmou parcerias com algumas organizações locais sem fins lucrativos em uma iniciativa de serviços gratuitos. Essas alianças têm vários benefícios: melhores oportunidades de trabalho voluntário para os rotarianos, maior impacto na comunidade, mais visibilidade para nossos parceiros e nosso clube, possibilidade de atrairmos novos associados e fortalecimento dos grupos envolvidos. Veja a seguir uma explicação mais detalhada:

Melhores oportunidades de trabalho voluntário e maior impacto: rotarianos do nosso clube, como de outros lugares, são líderes profissionais e/ou empresariais. Para usarmos suas habilidades, organizamos um grupo de 4 a 5 pessoas (rotarianos e não rotarianos) que podem prestar consultoria estratégica gratuitamente. Elas oferecem suporte a organizações sem fins lucrativos locais e isso torna nosso clube mais interessante para os rotarianos em termos dos serviços que prestamos, além de aumentar o impacto na comunidade devido ao nosso engajamento estratégico.

Mais visibilidade para nossos parceiros e o clube: há várias maneiras de aumentarmos a visibilidade. Estamos compartilhando nosso trabalho nas mídias sociais usando o principal blog da comunidade: The Hill is Home. Criamos posts que não falam diretamente sobre o nosso clube, mas sobre o ótimo trabalho dos nossos parceiros e o fato de que estamos trabalhando com eles. Também começamos a escrever artigos curtos na principal revista mensal da comunidade.

Novos associados: nosso clube estava perdendo associados há vários anos, mas desde 1º de julho conseguimos aumentar o quadro associativo em 50%. Nossa iniciativa pro bono e as parcerias locais estão nos ajudando a recrutar novos associados.

Equipes mais fortes: nosso grupo de profissionais presta serviços pro bono por um período de três meses, sendo formado tanto rotarianos quanto não rotarianos. Esperamos que alguns dos não rotarianos que estão trabalhando com as equipes pro bono entrem para o clube. No entanto, esse não é o objetivo principal, mas sim construir equipes mais fortes e aproveitar os benefícios que os conhecimentos de amigos e colegas podem oferecer, mesmo que eles não estejam prontos para se associar. Vemos isso como o nosso próprio modelo de Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, através do qual trabalhamos juntos para apoiar e fortalecer organizações locais sem fins lucrativos.

Há várias maneiras de os Rotary Clubs formarem parcerias com organizações sem fins lucrativos de forma estratégica, e alguns têm um longo histórico nessa área. Nosso modelo, que enfatiza equipes de consultoria pro bono trabalhando com organizações locais, pode não ser ideal para todos os clubes, mas está dando certo para o nosso e se encaixa muito bem às nossas iniciativas de imagem pública e recrutamento. Se quiser saber mais sobre a nossa abordagem, entre em contato comigo pelo blog The Rotarian Economist.

Uma resposta em “Fortalecendo os clubes por meio de parcerias locais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s