Entre em ação para apoiar a educação durante o Mês da Alfabetização do Rotary

Hoje, 103 milhões de jovens em todo o mundo, dos quais 60% são mulheres, não possuem habilidades básicas de alfabetização. Estima-se que 50% das crianças em idade para frequentar o ensino fundamental não vão à escola por viverem em áreas afetadas por conflitos. Embora 91% das crianças em países em desenvolvimento estejam matriculadas no ensino fundamental, 57 milhões delas continuam fora da escola. *

Por que estas estatísticas são importantes? Ao apoiar a educação e alfabetização em comunidades em todo o mundo, nós podemos mudar esta situação e melhorar vidas. O 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Rotarianos em todo o mundo apoiam este objetivo por meio de projetos educacionais que fornecem tecnologia, treinamento para professores, equipes de formação profissional, programas de merenda para estudantes e livros didáticos de baixo custo para comunidades. A meta do Rotary é fortalecer a capacidade de as comunidades apoiarem a educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade entre os sexos no que se refere educação, e aumentar a alfabetização de adultos. Veja alguns exemplos de como rotarianos estão entrando em ação:

  • O Rotary Club de Flemington (EUA) adotou uma escola em Bogor, Indonésia, que trabalha com crianças autistas. O clube forneceu apoio financeiro para compra de materiais educacionais, organizou treinamento para os professores da Western Autistic School, Olga Tennyson Institute, da Universidade de LaTrobe, e coordenou visitas dos professores a escolas públicas que integraram crianças com autismo às salas de aula. Bogor também recebeu apoio técnico para renovar suas atuais práticas e planejar futuras iniciativas.
  • Aprender a ler é uma habilidade fundamental que possui uma forte correlação com o sucesso acadêmico e profissional. O Rhoda Reads™, programa do Rotary Club de Waterville, oferece a rotarianos treinamento sobre o desenvolvimento de crianças entre 0 a 5 anos de idade em Maine, EUA . O programa dá a cada participante um kit que inclui uma variedade de livros e uma coruja de pelúcia chamada Rhoda (a mascote do programa). Os rotarianos são emparceirados com uma creche, a qual eles visitam regularmente para ler às crianças.
  • Para os estudantes de ensino médio terem sucesso após se formarem, eles precisam saber usar computadores. Com o apoio da Auckland University of Technology, o Rotary Club de Taveuni forneceu uma sala de aprendizado digital para os estudantes da ilha de Taveuni, em Fiji. Assista ao vídeo abaixo para saber mais.

* http://www.un.org/sustainabledevelopment/education

Recursos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s