Celebrando nossos Grupos de Companheirismo

Por John Bernaden, Rotary Club de Milwaukee, EUA

Você sabia que os Grupos de Companheirismo são uma excelente maneira de fazer amizades no mundo inteiro e agregar valor à sua experiência rotária?  Esses grupos são internacionais, organizados por rotarianos de forma independente e integrados por seus familiares e ex/atuais participantes de programas rotários com interesses semelhantes.

O grupo mais antigo foi fundado em 1947, quando alguns rotarianos que gostavam de velejar hastearam a bandeira do Rotary em seus barcos e se denominaram Grupo Internacional de Companheirismo de Rotarianos no Iatismo. Hoje, mais de 3.300 rotarianos com uma frota de 109 embarcações desfrutam juntos deste hobby.

Mais de 60 grupos unem rotarianos em atividades recreativas, esportivas e profissionais, indo da prática de esqui e ciclismo, passando por jazz e cultura latina até fotografia e degustação de vinhos e cervejas. Confira a lista completa dos Grupos de Companheirismo.

Eu me juntei recentemente ao Grupo de Companheirismo de Veículos de Recreação e participei de um rally de uma semana em Tucson, no mês de fevereiro, com vários casais de Rotary Clubs do Canadá e dos Estados Unidos. Juntos, visitamos locais bem interessantes, compartilhamos refeições e, acima de tudo, desfrutamos da presença de pessoas que têm os mesmos interesses que nós.

Grupo de Companheirismo de Degustação de Vinhos é ideal para quem aprecia a bebida e quer aprender mais sobre o assunto. Este grupo, assim como muitos outros, distribui uma newsletter aos seus membros, os quais também têm à sua disposição um website repleto de informações sobre eventos e viagens relacionados à enologia.

Ao passo que a maioria das atividades diárias dos grupos acontecem pela internet ou por correspondência, os de maior sucesso organizam atividades para seus membros se encontrarem. Por exemplo, os grupos esportivos realizam torneios regionais e mundiais, os profissionais organizam treinamentos e congressos, e aqueles relacionados a viagens planejam excursões.

Nos últimos dez anos, surgiram vários grupos relacionados a profissões. Rotarianos das áreas de direito, medicina e educação estão agora compartilhando experiências com colegas de profissão por meio do Rotary.

Muitos grupos contribuem ao bem estar do próximo. O Grupo de Companheirismo de Canoagem tem organizado mutirões para limpar áreas poluídas de rios, o de Usuários de Computadores tem dado treinamento e o de Mergulho participa de projetos dos clubes locais durante suas viagens.

Ao integrar um Grupo de Companheirismo, você não só cria amizades e se diverte fazendo o que gosta, como também expande sua visão de mundo.  Como dito por Paul Harris em 1928, durante uma conferência rotária em Tóquio: “A melhor maneira de promover a compreensão mundial é através de boas práticas comerciais e sociais”.

Em junho, celebramos o Mês dos Grupos de Companheirismo compartilhando histórias contadas por seus membros. Esperamos que o seu interesse desperte e você se junte a um grupo ou forme um totalmente novo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s