Comemore o Mês dos Recursos Hídricos e Saneamento!

Por Azka Asif, funcionária, programas do RI

Água limpa é um direito humano básico a que muitos não têm acesso.  Dois bilhões e meio de pessoas em todo o mundo não possuem boas condições de saneamento e 748 milhões não têm água potável para beber. Cerca de 1400 crianças morrem diariamente em decorrência de doenças causadas por água contaminada e falta de saneamento. Pessoas que têm acesso a água limpa são mais saudáveis e produtivas.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas apresentou os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os quais visam eliminar a pobreza e promover prosperidade e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente e solucionar problemas relacionados às mudanças climáticas. O sexto desses Objetivos nos incentiva a assegurar o acesso universal e equitativo a água potável e saneamento para todos, melhorando também a gestão destes recursos para proteger ecossistemas e aumentar o reabastecimento. *

Os rotarianos estão trabalhando para ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados a recursos hídricos e saneamento por meio de projetos que instalam novos poços, implementam sistemas de coleta de água pluvial e treinam comunidades sobre manutenção de novas infraestruturas.

Em comemoração ao Mês dos Recursos Hídricos e Saneamento, em março, nós estamos entrando em ação para melhorar a saúde das comunidades, fornecendo acesso a água limpa e saneamento para evitar o alastramento de doenças infecciosas. Veja apenas alguns exemplos de projetos que estão causando impacto duradouro:

  • O Rotary Club de Bangalore Metro, na Índia, instalou uma estação de purificação de água no vilarejo de Ramanahalli. Por causa da mineração na região, a água subterrânea deste vilarejo rural foi completamente contaminada com fluoreto e outros elementos. A nova estação de purificação oferece água potável aos moradores da comunidade.
  • Na comunidade rural de Bharat Pokhari, no Nepal, os moradores caminham diariamente 25 km para buscar água. Muitas vezes, meninas da aldeia passam horas carregando baldes de água para casa antes e após a escola. O Rotary Club de Pokhara em parceria com o Rotary Club de Williamson, EUA, instalou um reservatório de água próximo ao vilarejo, dando a mais de 500 famílias acesso a água potável.
  • O Rotary Club de Suna Migori, no Quênia, forneceu um sistema de aproveitamento de água pluvial a estudantes de quatro escolas e uma clínica. Em cada local, rotarianos fornecem novas latrinas e estações para lavagem das mãos. O projeto beneficiou mais de 1.500 estudantes e seus familiares e centenas de pacientes da clínica médica, e aumentou o comparecimento de meninas à escola.
  • Na região rural de Gana, sete milhões de pessoas correm o risco de contrair alguma enfermidade por causa da água contaminada. Em colaboração com parceiros, rotarianos estão trabalhando para ajudar a comunidade a solucionar os problemas relacionados a recursos hídricos e saneamento. Assista ao vídeo abaixo sobre o projeto.

Durante o mês de março, incentive seus companheiros rotarianos a acessarem esta página link  para ler dicas, recursos e histórias inspiradoras que possam ajudar clubes e distritos no planejamento de projetos de recursos hídricos e saneamento. Além disso, poste comentários no blog e compartilhe as iniciativas do seu clube no Rotary Showcase. 

*[Agenda 2015 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU]

__

Outros artigos sobre o assunto (em inglês):

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s