Associados do Rotary se empenham em criar um mundo pacífico

Azka Asif, Departamento de Programas do RI

Atualmente, milhões de pessoas em todo o mundo são deslocadas por conflitos armados ou perseguição. Noventa por cento vítimas de tais conflitos são civis, e metade delas são crianças. Por meio de projetos e programas rotários, estamos comprometidos a trabalhar para resolver as causas de conflitos, como pobreza, desigualdade, tensão étnica, falta de acesso à educação e distribuição desigual de recursos.

Os rotarianos treinam adultos e jovens para prevenir e mediar conflitos, assim como para ajudar refugiados. Em fevereiro, Mês da Paz e Prevenção/Resolução de Conflitos no Rotary, estamos comemorando nosso compromisso com a paz. Veja a seguir alguns exemplos de como nossos associados estão trabalhando para criar um mundo mais pacífico:

  • Todo ano, rotarianos do Distrito 5100 se envolvem com o Cyprus Friendship Program (CFP), que une muçulmanos que falam turco e cristãos que falam grego no Chipre. Em 1974, estas comunidades foram separadas por uma linha divisória das Nações Unidas (conhecida como “linha verde”). O CFP é um programa de treinamento e promoção da paz com duração de um ano, que oferece intercâmbio cultural de quatro semanas nos Estados Unidos. Através de amizades interculturais, os participantes desenvolvem o respeito mútuo, acabando com a desconfiança e os estereótipos gerados pela história. Ao retornar para Chipre, os jovens incentivam suas comunidades a abraçarem a ideia de ter cipriotas de língua grega e turca vivendo juntos pacificamente.
  • say noPara criar um ambiente receptivo aos refugiados que seguem para a Alemanha, o projeto do Rotary Club de Altenburg’s Weltcafé (World Café) visa uni-los à comunidade. O café oferece um espaço para rotarianos, rotaractianos e membros da comunidade conhecerem os refugiados enquanto fazem tricô, cantam, dançam ou os ajudam a encontrar emprego. Um advogado e assistente social prestam serviços gratuitos aos refugiados participantes.
  • O Rotary Club de Abuja Kubwa, na Nigéria, visou aumentar a conscientização comunitária sobre a violência antes, durante e após as eleições. Eles distribuíram panfletos para promover a importância da paz durante o período eleitoral, fazendo um apelo para os moradores seguirem as regras ao tentar conquistar votos.
  • Day-4_RotaractMUN-007-1024x683[1]Rotaract MUN é uma Conferência Global de Modelos das Nações Unidas aberta a jovens de todo o mundo. Criado pelo Rotaract Club de Baia Mare, na Romênia, o evento é realizado a cada ano em uma cidade e por um Rotaract Club diferente. A conferência tem como objetivo aumentar a conscientização, compreensão, tolerância e aceitação de diferentes povos, culturas, crenças e comportamentos.

Durante todo o mês de fevereiro, incentive os associados a conferirem aqui no blog dicas, recursos e histórias de sucesso para planejarem projetos na área de paz e resolução de conflitos. Participe da conversa deixando seu comentário abaixo ou divulgando as iniciativas pró-paz do seu clube no Rotary Showcase.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s