Azka Asif, Departamento de Programas do Rotary
Para incentivar o crescimento e desenvolvimento de economias e comunidades, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nos incentivam a erradicar a pobreza, capacitar as mulheres, criar parcerias globais para o desenvolvimento e garantir a sustentabilidade agrícola.
De acordo com o relatório de 2014 da ONU, a pobreza extrema foi reduzida pela metade, o status das mulheres no mercado de trabalho está melhorando, o peso da dívida de países em desenvolvimento continua estável e o uso da tecnologia continua aumentando, com quase três bilhões de pessoas on-line e sete bilhões de assinaturas de celular.
Em outubro, Mês do Desenvolvimento Econômico e Comunitário, estamos celebrando nosso progresso e compromisso em ajudar a desenvolver economias locais. Veja alguns exemplos de projetos realizados pelos nossos clubes em prol de comunidades do mundo inteiro:
- Na Albânia, os Rotary Clubs Gubbio e Korça trabalharam com uma organização local para fornecer 125 colmeias a 25 famílias. Para criar uma fonte de renda sustentável, eles
também estão dando treinamento sobre apicultura e vendas de produtos derivados do mel. No final do ano, as colmeias foram divididas, resultando em mais 125 colmeias para 25 famílias novas.
- O Rotary Club de Apo, na Nigéria, com o objetivo de capacitar viúvas da comunidade, ofereceu a elas microcrédito e treinamento para expandirem seus negócios.
- Na Índia, o Rotary Club de Jamshedpur West deu treinamento profissional para meninas e mulheres que são as geradoras da renda de suas famílias. Os treinamentos se
concentraram em processamento de alimentos, alfaiataria e computação, contribuindo para melhores opções de emprego e para a criação de seus próprios negócios.
- O Rotary Club de Kampala-Nsambya, na Uganda, deu treinamento sobre finanças para centenas de moradores, abordando administração pessoal, empréstimos, investimentos, seguro e planejamento da aposentadoria.
- Trabalhando com uma organização local, o Rotary Club de Makati-San Lorenzo, n
as Filipinas, ofereceu empréstimos a mais de 1.500 fazendeiros que cultivam arroz. Os associados também deram treinamentos sobre a parte operacional dos engenhos de arroz para incentivar práticas sustentáveis nos negócios.
- O Rotaract Club de Cairo Royal, no Egito, instalou sistemas solares nas casas de famílias de uma aldeia distante, sem acesso à eletricidade, transformando a vida das pessoas na comunidade e garantindo o atendimento a uma necessidade básica.
Com o anúncio das novas metas globais da ONU, percebemos que, embora um grande progresso tenha sido alcançado, ainda há muito trabalho a ser feito. Devemos continuar nos concentrando no crescimento econômico sustentável e no acesso a empregos e trabalhos dignos para todos*.
Ao longo do mês de outubro, acesse o blog periodicamente para conferir mais dicas, recursos e histórias de sucesso que podem ajudar no planejamento de projetos na área de desenvolvimento econômico e comunitário. Participe do diálogo deixando um comentário no blog e contando como o seu clube apoia iniciativas para desenvolvimento econômico e comunitário no Rotary Showcase.
*[Programa de Desenvolvimento Sustentável da ONU de 2015]