Por que é importante estar informado sobre os Grupos Rotarianos em Ação?

Zuhal Sharp, Programas do RI

Os Grupos Rotarianos em Ação ajudam nossos clubes e distritos a elaborarem e implementarem projetos eficazes que transformam vidas em todo o mundo. Apesar de já existirem há cerca de dez anos, eles não são amplamente conhecidos no mundo rotário.

O Grupo Rotarianos em Ação pela Saúde da Família e Combate à Aids, um dos 22 grupos existentes, realiza há seis anos os Dias Rotários de Saúde da Família. O projeto mobiliza voluntários em centenas de comunidades africanas e oferece atendimento médico a milhares de beneficiários. No ano passado, cerca de 350.000 pessoas receberam atendimento médico gratuito através desta iniciativa público-privada, que teve o apoio de rotarianos, ONGs e empresas, como a Coca-Cola.

O Grupo Rotarianos em Ação pela População e Desenvolvimento se concentra em reduzir os índices de mortalidade infantil e materna em áreas rurais da Nigéria, onde a falta de serviços médicos adequados representa uma séria ameaça ao bem-estar de mães e filhos. Através de uma abordagem multifacetada, que englobou aumento da conscientização pública, difusão da causa, treinamento de agentes da saúde, fornecimento de equipamento médico e procedimentos cirúrgicos, o programa provou ser altamente eficiente, reduzindo os índices de mortalidade materna e infantil em 60% e 15%, respectivamente, nos hospitais participantes.

Os Rotary Clubs não apenas recebem orientação técnica e apoio dos Grupos Rotarianos em Ação, mas também se beneficiam com recursos de organizações não rotárias através das parcerias que formam. Por exemplo, o Grupo Rotarianos em Ação pela Água e Saneamento fez parceria com a Fundação ONE DROP em um projeto de US$8 milhões para levar água limpa e saneamento básico a mais de 200.000 pessoas de Mali. A iniciativa dá a Rotary e Rotaract Clubs de todo o mundo a oportunidade de se envolverem em uma parceria inovadora e em um programa de grande escala. Diversos clubes já se cadastraram para participar do projeto.

Os Grupos Rotarianos em Ação também podem ser um ótimo recurso para clubes à procura de parceiros internacionais. Como 30% dos fundos de Subsídios Globais devem vir de clubes/distritos de outros países, eles podem ajudá-lo na identificação e no contato com rotarianos que tenham os mesmos interesses que você. Alguns clubes pedem auxílio aos Grupos Rotarianos em Ação até mesmo para redigirem seus pedidos de Subsídios Globais, já que seus integrantes têm bastante experiência com as nossas áreas de enfoque.

Veja a lista completa dos Grupos Rotarianos em Ação e leia um resumo de suas atividades em 2014.

Contate os Grupos Rotarianos em Ação para mais informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s