Salvando recém-nascidos na Etiópia

Dra. Karin Davies, Rotary Club de Del Mar, EUA

•Dra. Karin Davies (segunda a partir da esquerda) e Dra. Bromberger (segunda a partir da direita) com participantes do treinamento

• Dra. Karin Davies (segunda a partir da esquerda) e Dra. Bromberger (segunda a partir da direita) com participantes do treinamento

Durante uma recente visita à Etiópia, senti uma conexão muito forte com o belo país e seu povo extraordinário. Como sou pediatra aposentada, descobri uma oportunidade para usar meus conhecimentos médicos no combate ao alto índice de mortalidade neonatal da nação.

Junto com minha colega neonatologista Pat Bromberger, especialista no ensino do Programa de Reanimação Neonatal (PRN) em comunidades de baixa renda, e pelo rotariano Dr. Zemene Tigabu e seus colegas da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade de Gondar, na Etiópia, criamos uma equipe de formação profissional. O objetivo era desenvolver um programa de treinamento de reanimação neonatal para o currículo da faculdade.

Tive o privilégio de liderar a equipe, formada pela Dra. Pat Bromberger, Elisa Imonte (enfermeira de UTI neonatal), Emilie Jean (terapeuta respiratória) e Fary Moini (enfermeira e rotariana coordenadora de logísticas).

Instrutores recém-treinados

Instrutores recém-treinados

Durante as duas semanas em que estivemos na faculdade, nossa equipe deu o curso a 17 profissionais da área médica (como pediatras, obstetras, clínicos gerais, parteiras e enfermeiros), capacitando-os a se tornarem instrutores em reanimação neonatal. O PRN é patrocinado pelo Rotary Club de Del Mar com o apoio de outros clubes, distritos e um subsídio da Fundação Rotária.

Nossa equipe orientou os grupos, formados por quatro instrutores cada, para que dessem sua primeira aula do PRN aos seus colegas. Os novos instrutores treinaram 67 profissionais atuantes em todas as áreas relacionadas aos cuidados com recém-nascidos. Ao todo, 84 pessoas foram treinadas (16 pediatras, três clínicos gerais, 23 obstetras, 20 parteiras e 23 enfermeiros).

Rotariana Karin Davies apresenta um cenário clínico

Rotariana Karin Davies apresenta um cenário clínico

Os instrutores e estudantes ficaram muito entusiasmados com o treinamento. Mais dez pessoas chegaram de surpresa para a última sessão depois de ouvirem sobre o sucesso do programa. Na Etiópia, a maior parte do treinamento médico se baseia em palestras. Eles conhecem a teoria muito bem, mas as chances de praticarem suas habilidades clínicas com o uso de equipamento são raras. Os instrutores enfatizaram a importância da prática e os estudantes demonstraram confiança em suas habilidades de reanimar bebês recém-nascidos como resultado direto do treinamento.

Dra. Bromberger, diretora do curso, demonstra técnicas de reanimação

Dra. Bromberger, diretora do curso, demonstra técnicas de reanimação

Graças à Fundação Rotária e aos nossos parceiros no Rotary, os instrutores do PRN de Gondar agora têm o equipamento, os materiais educacionais e o apoio para continuarem este programa e garantirem o ensino a outros profissionais da área médica e estudantes. Alcançamos nossa meta de criar um programa de treinamento autossustentável na faculdade. Nossos instrutores são agora os especialistas locais.

Em outubro de 2015, nossa equipe planeja voltar ao país para mais um curso, desta vez sobre cuidados após a reanimação neonatal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma resposta em “Salvando recém-nascidos na Etiópia

  1. É uma satisfação conhecer companheiros, dispostos e competentes, trabalhando de uma forma proveitosa, multiplicando seus conhecimentos e distribuído incentivo a outros profissionais para socorrer pessoas sem qualquer defesa para sobreviver. Parabéns. Peço a Deus que lhes dê muita saúde para continuar salvando vidas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s