Vamos supor que seu clube tem um relacionamento forte com uma comunidade rural a qual não tem acesso a água potável. Um rotariano do seu clube é fabricante de filtros d’água a baixo custo e seu clube pode comprar 100 filtros dele. O representante da comunidade prefere que os filtros sejam comprados localmente, para ajudar a economia da comunidade rural. Se você escolher esta última opção, cada filtro custará o dobro comparado aos filtros vendidos pelo rotariano e seu clube só poderá comprar 50 deles.
O que você faria nesta situação?
Nessa situação apresentada, podemos consultar o líder da comunidade e informar-lhe que existe a possibilidade de aquisição dos 100 filtros fora do local da comunidade com preço melhor, o que possibilitará atender a um maior número de beneficiários do projeto. Se o líder não conseguir baixar o preço, a nível do local, então o Clube de Rotary deve ter no mínimo 03 cotações de preços e adquirir pelo valor mais baixo.
CurtirCurtir
Compraria os mais baratos.
CurtirCurtir
Quando vamos fazer um projetos temos que buscar o melhor produto com o menor valor , para podermos atingir o maior numero de pessoas possível. Nesse caso independe do fornecedor ser Rotariano é o que tem o menor custo e atingiremos o maior numero de pessoas da comunidade, deve ser escolhido como fornecedor. Quanto a preferência do líder da comunidade deve ser explicado que os recursos de nossos projetos são conseguidos de doações e portanto temos que ter responsabilidades ao gastá-los. Não podemos beneficiar um comerciante local em detrimento ao bem comum da comunidade.
Jefferson Calucci RC Itapevi
CurtirCurtir
O Projeto é possibilitar o acesso a água potável pela comunidade. Então precisamos atender o maior numero de casas na comunidade. Eu compraria os filtros do Rotariano. E com relação a economia poderemos montar um projeto especifico para esta necessidade.
CurtirCurtir
Ola! temos um projeto neste estilo,o projeto por si só tem que ser auto sustentável, portanto a comunidade sempre entra com a segunda fase no caso fazer a troca das velas dos filtros. Neste caso a segunda fase poderia ser efetuado na própria comunidade. Sem duvida a primeira fase o Clube deve fazer a compra com o rotariano.
CurtirCurtir
Em qualquer projeto de beneficio à Comunidade, o que se busca é atender o maior numero possível de pessoas dessa comunidade. Dar preferencia ao fornecedor rotariano em igualdade de condições. A tomada de preços dos filtros de mesma qualidade é a melhor alternativa. O fornecedor com menor preço deverá ser o escolhido.
Para fortalecer a economia da Comunidade é preciso de um programa especifico para esse fim. Será porque que os filtros dessa comunidade custam o dobro do preço. O Rotary poderia descobrir e encaminhar uma solução.
Serafim Carvalho Melo
RC de Cuiabá – Distrito 4440
21/04/14
CurtirCurtir
para ser transparente, o clube necessita obter no mínimo 3 orçamentos alem da quele da comunidade, e comprar o o mais barato. explicar de maneira clara para a comunidade o porque, e talvez ajuda-los a no futuro ter um custo melhor.
CurtirCurtir
“Dar de Si antes de pensar em si”, partindo-se dessa premissa, nossa missão é a humanidade. AS questões pessoais se tornam secundárias diante das prioridades que os clubes de Rotary dão as causas. O primeiro passo que entendo ser necessário é a conscientização do trabalho que desenvolvemos no mundo inteiro para captar recursos para os projetos humanitários, onde temos que maximizar as receitas e otimizar as despesas, ou seja, temos que respeitar as doações feitas por cada rotariano e /ou parceiro do Rotary. Assim, havendo nos produtos do rotariano a mesma qualidade e com preço a beneficiar mais pessoas, a aquisição seria feita ao que possibilitasse atingir maior número de beneficiários.
CurtirCurtir
Não podemos privilegiar ninguém em uma disputa de compra, nem o rotariano e nem, o fornecedor local, porém neste caso para não haver dúvidas requisitaria um terceiro orçamento para que possamos dar transparencia de que realmente o produto fornecido pelo rotariano estaria em melhor condição de adquirir maior quantidade e como o companheiro acima citou, para que o projeto tivesse sequencia e se mantivesse, e a comunidade tivesse acesso mais fácil a manutenção do filtro, faria uma analise na empresa da comunidade para verificar o porque da diferença de preços.
CurtirCurtir